MAP Le Burundi lance un appel à l’aide après des inondations dévastatrices AIB Des autorités militaires de la Côte d’Ivoire souhaitent rencontrer leurs homologues du Burkina Faso APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES-CLIMAT / Axes routiers : une prévalence d’érosion d’environ 50%, selon un rapport APS SENEGAL-ROMANIE-FRANCOPHONIE-MEDIAS / Un symposium régional de l’UPF sur les fausses informations s’ouvre ce jeudi à Bucarest APS SENEGAL-MONDE-ECONOMIE / Dakar abrite un atelier international sur les achats publics durables, à partir de lundi APS SENEGAL-FOOTBALL-AMBITIONS / Cheikhou Kouyaté n’envisage pas d’arrêter avec la sélection nationale APS SENEGAL-ANGLETERRE-FOOTBALL / Nottingham Forest : Kouyaté décidé à rebondir AIB Burkina : Le Parlement ratifie un prêt chinois de 30 milliards FCFA pour la réalisation de la centrale solaire de Donsin APS SENEGAL-FRANCE-AGRICULTURE / Saint-Louis : une convention de partenariat signé pour doter la SAED d’outils d’aide à la décision APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Bassirou Diomaye Faye a choisi la Mauritanie pour sa première sortie à l’étranger

ENTREVISTA: Hilar promete novo álbum brevemente tendo amor como pano de fundo


  20 Mai      47        Arts & Cultures (3047), Musique (512),

 

Mindelo, 20 Mai (Inforpress) – O cantor Hilário Silva, também conhecido no meio artístico como Hilar, já ultima os preparativos para o lançamento de mais um álbum que trará o amor como pano de fundo e um estilo mais eclético.
Ainda com o trabalho envolto em algum secretismo, o cantor levantou somente um pouco do véu na entrevista à Inforpress, no Mindelo, onde neste momento se encontra a filmar vídeo-clipes e a fazer algumas gravações e masterização.
“O que posso dizer é que é um álbum que fala de amor, que traz um Hilar mais eclético, mais versátil ainda e com mais sonoridades. Este álbum traz-me bem mais romântico e maduro”, descreveu o cantor mindelense, acrescentando também haver uma versão “mal-criada” do seu lado artístico em algumas músicas.
Essencialmente, ajuntou, um CD com sonoridades do mundo, mas, ainda com base na música de Cabo Verde.
Hilar assegurou que quer lançar este seu segundo trabalho discográfico o mais breve possível, daí, estar neste momento em São Vicente, onde se inspira e que significa para si “sentimento de casa e de paz” transmitido pelas suas gentes.
“Não que não tenha paz noutros lugares, mas, gosto da maneira como São Vicente me trata. Não há nada melhor do que estar com as pessoas com quem cresceste, estou com os meus avôs, amor da minha mãe, meus tios, meus amigos”.
A ilha de São Vicente também tem sido o lugar de gravação de vídeo-clipes e de ultimar arranjos do álbum, que será concebido seis anos após o primeiro trabalho “Boas Palavras”, com o qual lançou a sua carreira a solo.
Depois de várias andanças, passando por São Vicente, Boa Vista e depois Cidade da Praia, o cantor admitiu estar muito mais maduro neste disco, que vai trazer também diversas parcerias com pessoas que admira e que o “fazem bem”.
Aliás, intercâmbios que revelam o seu eu, de ser um “artista de misturas, que não gosta de fronteiras e nem de padrões”.
“Embora, eu adore pessoas que fazem padrões, porque é onde vou beber para fazer o que para mim faz sentido”, sublinhou o cantor, que em todo o seu percurso já granjeou vários artistas nacionais e internacionais em quem se inspira, entre os quais, Richie Campbell, Lura, Loony Johnson, Dieg, Dino Santiago, Mayra Andrade, Sara Tavares, Tiago Iorc, Kendrick Lamar, Tayc e “tantos e tantos outros”, que “têm contribuído a cada dia para o Hilar de hoje”.
Entretanto, não é de hoje que a música entrou para a sua vida, acredita que desde sempre.
“Mas, mais consciente acho que foi aos 16 anos, que formei a minha primeira banda e entrei para os Rap Soldiers, do qual até hoje faço parte”, contou, com a certeza de ter feito a melhor escolha para seguir a vida artística que descreve como “livre” e que “pode sim dar certo em Cabo Verde”.
“A vida de artista é tão dura como o início de qualquer carreira profissional e o seu sucesso é directamente proporcional à quantidade de esforço que colocamos nela”, advertiu Hilar, para quem a carreira artística, como qualquer outra, precisa de gestão, algum sofrimento e investimento essencialmente.
Desta forma disse encarar a sua profissão, e a sua vida, de um “modo equilibrado e feliz”, mesmo sozinho, e que quando se relaciona com outras pessoas “é para acrescentar”.
Uma mensagem encontrada no single “Nuar”, lançado no último mês de Março e que será, juntamente com “Gosta d´bô”, lançado em Abril, uma das faixas do novo trabalho, que, revelará muitas das suas verdades, mas, nas quais muitas pessoas, com certeza, vão se identificar.
“Porque passamos pelas mesmas coisas, estamos nas mesmas lutas, no mesmo ‘rabadod’, como costumo dizer”, asseverou Hilar, com a certeza que o novo disco é sinal de “muita felicidade” na qual tem contado com a colaboração e direccionamento de nomes como Vando Pereira, também conhecido no meio artístico por Deep, Edson da Silva, Dieg, Ivan Almeida, Djon d´Brava, Carlos Juvantes e outros artistas.

Dans la même catégorie