AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Ministério da Educação forma “com sucesso” 38 alunos em línguas espanhola e inglesa


  16 Juin      34        Education (7105),

 

Cidade da Praia, 16 Jun (Inforpress)- A Delegação do Ministério da Educação da Praia entregou esta quarta-feira, certificados aos formandos dos cursos de Inglês Turístico e Espanhol/ Comunicate-1, no quadro do projecto AFRIMAC-II, financiado pelo Fundo Europeu , e coordenado pela Rádio ECCA-Fundação Canaria.
Ao todo, segundo afirmou à Inforpress o coordenador de Educação de Jovens e Adultos da Praia, Artur Frederico, são 38 alunos que concluíram com sucesso este curso, cujo objectivo principal é o de proporcionar aos formandos conhecimentos e uso da língua espanhola e inglesa.
“O objectivo da formação foi sempre criar um instrumento para empoeirá-los, fazendo crescer o valor acrescentado às actividades que têm estado a fazer, pois a língua é uma das maiores ferramentas que um ser humano pode ter para melhorar o seu performance na comunicação e poder vender o produto que ele faz neste caso”, explicou.
Estes dois cursos, que funcionaram em modo presencial e online, mas também através da rádio, foram destinados às pessoas que trabalham na restauração, taxistas, entre outras, sendo que a maioria dos participantes ainda não está inserida no mercado de trabalho.
O responsável destacou a importante parceria da Rádio Ecca Canárias que tem cooperado com diversos tipos de formação, nomeadamente a formação que hoje termina.
Por seu lado, a subdiretora da Área de Acção Social da Rádio ECCA, Ana Pilar Giménez, sublinhou a parceria com o Ministério da educação de Cabo Verde, mais concretamente com a Direcção Nacional da Educação, informando que remonta o ano de 1998.
“Para nós, é importante ter uma parceria muito sólida, que funciona, temos confiança e estamos a aprender mutuamente, através de intercâmbio de ideias, e queremos seguir assim durante muito tempo”, disse, acrescentando que esta formação pretende, por outro lado, ajudar as mulheres a seguirem em frente, tendo a oportunidade de ter um emprego digno e de qualidade.
A formanda Eliane Martins, por sua vez, declarou que é sempre bom aprender uma língua estrangeira e ter algo adicional ao curriculum, mais-valia que poderá ajudar na procura de emprego.
“É super-importante, tirei o máximo de proveito, nesses três meses”, disse, garantindo que a partir de agora é capaz de falar o básico de espanhol, e pede mais oportunidade para seguir o curso de espanhol do qual frequentou, como forma de aprofundar um pouco mais.
O projecto AFRIMAC-II é financiado pelo Fundo Europeu, através do Programa de Cooperação Territorial MAC-InterReg 2014-2020 e coordenado pela Rádio ECCA- Fundação Canária, a Direção Nacional de Educação (DNE), através do Serviço de Ensino Técnico-Profissional e Educação de Jovens e Adultos/Unidade de Educação de Jovens e Adultos.

Dans la même catégorie