MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement

100 dias do Presidente: Presidência vai trabalhar na tradução da Constituição para a língua cabo-verdiana


  16 Février      82        Politique (25313),

 

Achada Igreja, 16 Fev (Inforpress) – O Presidente da República reiterou esta terça-feira o seu propósito de ser um “embaixador cultural de Cabo Verde” e anunciou que vai trabalhar para apoiar uma equipa que quer traduzir a Constituição da República para a língua cabo-verdiana (crioulo).

José Maria Neves fez este anúncio durante uma conversa com os jornalistas por ocasião dos 100 dias da sua presidência ao mais alto cargo da Nação, evento, que teve lugar no Salão Paroquial de Achada Igreja, em São Salvador do Mundo (Picos), sob o lema “100 dias construindo pontes”.

“Vamos trabalhar para apoiar uma equipa que quer traduzir a nossa Constituição para a língua cabo-verdiana, nas duas variantes – de São Vicente e de Santiago”, anunciou, comprometendo-se em continuar a trabalhar em todos os espaços para promover a língua cabo-verdiana, de modo que ela seja em paridade com a portuguesa, plenamente oficializada.

Desde a sua investidura como Presidente da República, em 09 de Novembro de 2021, a esta data, lembrou que já se promoveu um conjunto de actividades culturais, no Palácio do Platô e de forma descentralizada.

De entre os eventos culturais, destacou a “Semana da República” descentralizada na Praia, Ribeira Grande de Santiago e São Filipe (Fogo), promovida sob o signo da cultura, da memória e da história, e o apadrinhamento do centenário de São Filipe.

Sobre a “Semana da República”, comprometeu-se a fazer um esforço para que a mesma chegue simultaneamente a todos os municípios e à diáspora.

Para este mês, adiantou que as actividades na Presidência da República vão ser dedicadas à língua materna, no âmbito do Dia da Língua Materna, 21 de Fevereiro, ou seja, que será promovido um “pequeno colóquio”, onde se vai discutir as diferentes dimensões, visando contribuir para a plena oficialização da língua cabo-verdiana.

Já o mês de Março, segundo a mesma fonte, será voltado para o empoderamento da mulher, a luta contra a Violência Baseada no Género (VBG) e a violência sexual contra menores, no âmbito do “Março Mês da Mulher” em que se assinala o Dia Internacional da Mulher (08) e Dia da Mulher Cabo-verdiana (27).

“(…) Vamos continuar a insistir para que estas questões [a VBG e violência sexual contra menores] constem da nossa agenda e mobilizar todos os órgãos de soberania e toda a sociedade civil para que possamos erradicar do nosso País, essa grande nódoa que ainda existe na nossa sociedade”, comprometeu-se.

Sobre a língua cabo-verdiana, reiterou o seu compromisso em continuar a utilizar o crioulo em paridade com o português nas suas intervenções.

“Quero fazer uma advertência: não é promover a língua cabo-verdiana em detrimento da língua portuguesa. As duas línguas são nossas e são nossos patrimónios, e temos de trabalhar no sentido de garantir que os cabo-verdianos sejam proficientes nas duas línguas oficiais, e, a partir daí, aprenderem outras línguas”, advertiu Neves.

Na ocasião, o Chefe de Estado assegurou que a Presidência da República vai promover debate à volta de um tema, visando promover a cultura cabo-verdiana.

Ou seja, sustentou que quer com tais iniciativas “deslocar o foco do debate”, com foco no empoderamento dos cidadãos e da sociedade civil.

O Presidente da República, José Maria Neves, termina hoje a sua visita de três dias ao município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago.

Dans la même catégorie