APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité


  24 Février      59        Politique (25314),

 

Bissau, 24 Fev 22 (ANG) – O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu, esta quinta-feira, aos líderes mundiais ajuda para defender a Ucrânia e proteger o espaço aéreo dos ataques russos. Zelensky sublinha que Moscovo “desencadeou uma guerra com a Ucrânia e com o mundo democrático”.

As tropas russas lançaram, esta madrugada, um amplo ataque à Ucrânia. Potentes explosões foram ouvidas em Kiev, Kharkiv e Odessa. Os líderes mundiais denunciam o início de uma invasão que pode causar muitas vítimas. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alerta que qualquer tentativa de interferência terá “consequências nunca antes vistas”.

« A Rússia realizou ataques contra as nossas infra-estruturas militares e contra os nossos guardas e destacamentos fronteiriços. Explosões foram ouvidas em muitas cidades da Ucrânia. Impomos a lei marcial em todas as regiões do nosso estado. Há um minuto, tive uma conversa telefónica com o presidente Joe Biden. Os Estados Unidos já começaram a preparar o apoio internacional. Precisamos que permaneçam calmos hoje. Se for possível, fiquem em casa », declarou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A Ucrânia acaba de ser alvo de uma segunda vaga de mísseis, segundo Oleksiy Arestovych, conselheiro presidencial. A primeira vaga, lançada esta madrugada, afectou os centros de comando militar e vários edifícios em diferentes cidades.

Pelo menos 40 soldados e uma dezena de civis foram mortos esta quinta-feira, nas primeiras horas da invasão russa da Ucrânia.

“Sei que mais de 40 soldados foram mortos e várias dezenas ficaram feridos, além de uma dezena de civis mortos”, acrescentou Oleksiy Arestovych.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que o país está agora sob lei marcial e aconselhou a população a “ficar em casa e não entrar em pânico”. ANG/RFI

Dans la même catégorie