MAP Les relations Maroc-Sierra Leone ont atteint « un niveau sans précédent » (ministre sierra-léonais des AE) ANP Le Niger célèbre demain 24 avril, la journée nationale de la concorde AIP La deuxième édition du concours « Miss Tabbooret royal 18-25 » lancée à Abidjan AIP Vers la mise en place d’une plateforme de partage d’informations entre les directions des Impôts et des Douanes AGP Guinée : ‘’Littérature et Sports’’ thème de la 16ème édition des 72h du livre AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro

Comunicação social/”As capacidades dos profissionais do setor devem ser reforçados para melhor servirem o país”, diz Humberto Monteiro


  15 Juillet      61        Société (45093),

 

Bissau 15 Jul 22 (ANG) – O Conselheiro do ministro da Comunicação Social reconheceu hoje que as capacidades dos profissionais do setor devem ser reforçadas para puderem prestar um “serviço de qualidade”.
Humberto Monteiro falava em representação do ministro da Comunicação Social, no acto de lançamento do projeto, “Promover a Liberdade dos Media e Acesso à Informação de Qualidade na Guiné-Bissau”, promovido pela Fundação dos Media para África Ocidental (MFWA), uma organização sub-regional, em colaboração com o Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(Sintecs).

Monteiro acrescentou que sem esses pressupostos não se consegue ter informações com conteúdos verdadeiros, bem preparados e que não desvirtuem a essência da informação.

Segundo o Conselheiro do ministro Fernando Mendonça, os medias na Guiné-Bissau têm total liberdade, ou seja, não há nenhum procedimento, directiva do Ministério da Comunicação Social ou de outras organizações da área que limitem a liberdade e exercício aos orgãos de comunicação social que operam no país. Disse que todos, tanto público , privados assim como comunitários têm total liberdade.

“Digo isso porque não há censura, nem imposição de qualquer natureza e, antes pelo contrário, nós incentivamos aos jornalistas a praticarem um jornalismo de investigação”, salientou.

Humberto defende que os jornalistas devem ir à essência, citando as fontes e que devem ser capazes de analisar, interpretar e não se deixar serem manipulados pelas fontes que, muitas das vezes, não são isentas nas informações que dão, nem equidistantes e nem transparentes, para permitir aos cidadãos fazerem o juízo de valores e constituirem melhor as suas opiniões.

Monteiro salientou que a Guiné-Bissau ainda é um país que está a procura da estabilidade, e que, por isso, é fundamental pacificar os espíritos dos guineenses para que não voltem a acontecer cenas de violências.

“O Sinjotecs e outras organizações da classe devem privilegiar a formação em todos os domínios, não só em técnicas de jornalismo, mas fazendo-os saber que há uma ética que deve ser respeitada e que cada órgão deve ter uma linha editorial e um estatuto que devem ser respeitados”, disse.

Humberto Monteiro, jornalista de profissão, lamentou a forma como muitos utilizam as novas tecnologias de comunicação, e diz que ao invés de informar manipulam noticias falsas, que a primeira vista parecem verdadeiras.

“Espero que na sequência desta formação os jornalistas estejam preparados para distinguir as notícias falsas das credíveis”, desejou Humberto Monteiro

Dans la même catégorie