AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Saúde pública /Ministro Cumba diz que Governo está empenhado na regulamentação de novas admissões dos técnicos no sector


  28 Septembre      67        Santé (15315),

 

Bissau,28 Set 22(ANG) – O ministro de Saúde disse que o Governo está empenhado na regulamentação de novos ingressos no sector para que, no futuro, o país possa estar dotado de técnicos qualificados para exercerem cabalmente as suas funções.

Em declarações à ANG, Dionísio Cumba reagia assim sobre a marcha de protesto contra o Governo levada a cabo, terça-feira, pela Frente Comum, espaço que congrega os Sindicatos Democráticos dos Professores(Sindeprof), a Frente Nacional dos Professores(Frenaprofe), o Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins(Sinetsa) e Sindicato dos Quadros Superiores de Saúde(Sinquass) que acusa o Executivo de estar a cometer um “atentado à vida humana” com a decisão de suspender das suas funções mais de mil quadros da saúde.
O titular da pasta da Saúde disse que, com base nos levantamentos feitos, existem 2.900 técnicos de saúde em todas os Hospitais e Centros de Saúde do país, cuja maioria foi admitida sem respeitar as normas exigidas pela Administração Pública.

O governante sublinhou que, em nenhuma parte do mundo, ninguém sai da formação e entra imediatamente para o sistema sem passar pelos critérios exigidos pela Lei.

Cumba sustentou que o executivo, por outro lado, tomou a medida de suspender as novas admissões nos sectores de saúde e educação, em cumprimento das exigências do Fundo Monetário Internacional(FMI), no que tange a contenção de despesas públicas.

Afirmou que o Governo está a trabalhar para os que vão ficar no sistema possam ter qualidades necessárias para o desempenho das suas atividades.

Dionísio Cumba disse que a marcha de protesto realizada terça-feira pela Frente Comum são direitos que assistem à todos, acrescentando que o Governo vai continuar a fazer o seu trabalho em prol de criação de condições indispensáveis para o desenvolvimento dos dois sectores.

Os Sindicatos dos sectores de Saúde e Educação agrupados na Frente Social, realizaram terça-feira uma marcha pacífica no itinerário frente aa sede do BCEAO até ao Palácio do Governo sob o lema : ”Salvar Saúde e Educação da morte deste regime”.

Na manifestação que percorreu cerca de três quilómetros os técnicos da Saúde empunhavam um cartaz onde se podia ler que a sua tarefa é salvar vidas. Mandá-los para casa « é um atentado à vida humana”.

Os sindicatos exigem a revogação da decisão do Conselho de Ministros, do dia 25 de Agosto, que determina a suspenção de novas admissões nos sectores de Educação e Saúde.

Dans la même catégorie