ANP Dosso : Saisie de stupéfiants d’une valeur de plus de 30 millions de francs MAP CAN de futsal (3e journée/Groupe A) : Le Maroc se qualifie pour les demi-finales en surclassant la Zambie (13-0) MAP Tan-Tan : la Marine Royale porte assistance à 53 candidats à la migration irrégulière ANP Les accords sur la vente du brut de pétrole nigérien au centre d’un entretien entre le Chef de l’État et l’Ambassadeur de Chine au Niger MAP Nigeria: Des ONG demandent à l’Etat de ne pas autoriser Shell à vendre sa filiale onshore MAP Au 1er anniversaire du conflit au Soudan, Guterres préconise une solution politique AIP Une journée organisée en l’honneur des enseignants de l’UFRICA de l’Université Félix Houphouët Boigny AIP Mise en œuvre des CND : le ministère de l’Environnement lance un appel à projet (Communiqué) AIP La Côte d’Ivoire enregistre une avancée significative dans la lutte contre le changement climatique (Ministre) AIB Soum: L’armée burkinabè pulvérise des pick-up chargés de carburant et de munitions

A descentralização contribuirá para o reforço da coesão nacional – Stefan Ursino


  29 Avril      103        Administration (204), Politique (25287),

 

Santa Maria, 29Abr (Inforpress) – O chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Stefan Ursino, asseverou nesta quinta-feira, no Sal, que a descentralização para um país arquipélago como Cabo Verde contribuirá para o reforço da coesão nacional.
Stefan Ursino fez estas considerações no acto de abertura do workshop para a validação do Perfil de Especialização Económica das Ilhas, testemunhada pela ministra de Estado e da Coesão Territorial, Janine Lélis, evento que decorrerá durante dois dias, 28 e 29, num dos hotéis da cidade de Santa Maria.
“É consensual que a descentralização contribuirá para o reforço da coesão nacional e para a promoção da eficiência e eficácia na gestão pública. Com maior descentralização o Estado estará mais perto dos cidadãos, dando resposta às suas necessidades e envolvendo-os mais nos processos de decisão através das autarquias locais, e os cidadãos se sentirão mais confiantes”, realçou.
Segundo aquele responsável, neste processo torna-se necessária a reavaliação das atribuições dos municípios, a disponibilização de recursos de acordo com as atribuições, destacando que uma “partilha adequada” de poderes e de responsabilidades dos diferentes níveis de governo “fortalece em todos os pontos de vista”, a democracia social.
“Almeja-se mais sintonia entre o poder central e o poder local na realização da ambição 2030, e particularmente para os resultados esperados do PEDS II, já em 2023 e 2024, e obter-se o crescimento económico desejado que permita debelar a pobreza extrema como uma das apostas do País”, indicou, referindo, entretanto, que para aprofundar a descentralização será necessária a montagem de um “programa robusto e ambicioso”.
“E é o que o Governo propõe. Isto requer um forte engajamento da Associação Nacional do Municípios, de cada um dos municípios e dos sectores governamentais”, comentou Stefan Ursino.
Considerando os ganhos alcançados a esse nível, o responsável aponta, todavia, que existem ainda desafios, sendo os mais significativos e que carecem de resposta imediata, a mobilização de recursos internos e externos para financiar os planos estratégicos, a modernização administrativa dos municípios, a formação dos recursos humanos e a modernização permanente da população para a participação activa no desenvolvimento local.
“Neste processo, o PNUD em concertação com as outras agências das Nações Unidas, estará disponível para continuar a apoiar Cabo Verde, contribuindo, assim, para diálogos e construção de cenários pragmáticos de descentralização que sejam consensualizados para os próximos cinco anos”, finalizou.
Este seminário é realizado pelo Governo através do Ministério da Coesão Territorial e do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, com o apoio Técnico da ONU-Habitat.
É um dos três momentos do Exercício para a Definição do Perfil de Especialização Económica das Ilhas, que se realiza no quadro da preparação do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II) e da concepção da Política Nacional de Coesão Territorial.
Participam neste Workshop vereadores e representantes de diferentes municípios do País, ONG, instituições e forças vivas locais.

Dans la même catégorie