AGP Mandiana/Environnement : Des dispositions à prendre pour diminuer toute forme d’exploitation de l’or pour éviter la dégradation. GNA 350,000 existing ECG customers to benefit from Pokuase BSP GNA Partner with religious groups to attain immunization targets – MCE GNA Political violence due to family breakdown, high unemployment-Survey GNA Mineworkers’ Union calls for free and fair elections GNA Intensify voter education to reduce spoiled and rejected ballots-CCOD GNA ISODEC launches election monitoring portal GNA GJA receives support from Coca-Cola and JN Products APS PLUS DE 17 MILLIARDS POUR LE MINISTÈRE DE LA JEUNESSE APS NÉNÉ FATOUMATA TALL ADMET DES LIMITES DANS LA PRISE EN CHARGE DE LA JEUNESSE

Academia Cabo-verdiana de Letras cria “galeria dos presidentes” com quadros/perfis dos antigos líderes


  2 Novembre      4        Société (25567),

   

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – A Academia Cabo-verdiana de Letras homenageou esta sexta-feira os antigos presidentes dessa instituição, Corsino Fortes, Vera Duarte e David Hopffer Almada com a criação da “galeria dos presidentes”, com quadros/perfis dos homenageados na sua sede no Plateau.

O presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), Daniel Medina, justificou o acto como um sinal de reconhecimento pelo trabalho prestado à causa da literatura, uma homenagem que se pretendia prestar em vida dos homenageados, embora Corsino Fortes tenha já falecido.

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que presidiu à cerimónia, destacou o gesto com o argumento de que a “cultura é sempre um elemento de prestígio” e afirmou que “é na cultura que Cabo Verde ganha a sua maior projecção, o seu maior prestígio”.

O governante fez questão de pontuar que em qualquer país “só preside a Academia de Letras quem está no topo e tem todas as características pessoais no campo da cultura e da literatura”, forma encontrada pelo ministro para destacar o contributo destes laureados no mundo das letras.

Abraão Vicente considerou importante ajudar a ACL a ter mais condições para que seja o lugar de consagração, argumentando ser importante perceber o espaço/academia nos países e nos espaços de consagração simbólica.

Vera Duarte, membro co-fundador da Academia, manifestou a sua alegria pela homenagem, por considerar que para além de uma aventura literária muito grande dar corpo ao nascimento da ACL, os homenageados conseguiram manter uma juventude de espírito e uma vontade de empreendimento em prol da cultura cabo-verdiana.

Enquanto isto, David Hopffer Almada, que também se afigura como o primeiro titular da pasta da Cultura de Cabo Verde, enquanto país independente, enalteceu a homenagem, por entender que pequenos gestos como estes da presidência da ACL, têm grandes significados.

Manifestou a sua convicção em como este gesto vai contribuir para solidificar a união, a percepção e o significado da Academia, para dar nome a própria instituição, e ressaltou a presença do ministro da Cultura, Abraão Vicente, no evento, por considerar fundamental a solidariedade deste governante com o gesto que se pratica com os laureados, mas também com a iniciativa de quem a teve.

Este evento marcou o reinício das actividades da ACL numa tarde marcada, ainda, pela realização de uma palestra/conferência sobre a cultura, realizada na Biblioteca Nacional, em parceria com o propósito de assinalar o mês da Cultura, que teve como oradores os escritores Vera Duarte e Abraão Vicente.

SR/HF

Dans la même catégorie