APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité

ADAD apela à responsabilidade e engajamento de todos para que Praia seja uma cidade limpa e saudável


  19 Septembre      35        Environnement/Eaux/Forêts (6451),

 

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), apelou hoje à autarquia praiense, Governo e cidadãos a assumirem as suas responsabilidades para que a capital do País seja uma cidade limpa e saudável.
Januário Nascimento, que falava à Inforpress sobre uma campanha de limpeza que a ADAD promove este sábado, 17, no âmbito do Dia Mundial da Limpeza, celebrado este sábado, considerou que, neste momento, o município da Praia passa por um grande problema de saneamento e que ninguém deve passar ao lado.
“A Cidade da Praia está a atravessar por momentos muitos difíceis e nós aproveitamos para responsabilizar não só a câmara municipal e o Governo, mas também o cidadão que tem de estar sensibilizado e ajudar o município da Praia usando as boas praticas”, sustentou.
Sendo a ADAD uma associação do ambiente não pode ficar alheio a este grande problema de saneamento, mas também de saúde pública onde todos devem estar envolvidos e assumir a sua responsabilidade.
“O Governo não pode fechar-se na Várzea e dizer que não tem responsabilidade com a Cidade da Praia. A questão do saneamento é um grande problema do município da Praia, mas os cidadãos também devem ser chamados, os políticos têm que ser mais abertos, mais humildes, devem receber mais contribuições e abrirem-se mais à sociedade civil e às empresas porque todos têm a sua contribuição a dar”, referiu.
Em relação à campanha de limpeza, disse que a ADAD tem celebrado a data, nos últimos anos, e devido à situação que vive a Cidade da Praia, com muitos lixos, este ano decidiram concentrar as acções na capital do País.
“Queremos chamar a atenção para o problema de saneamento no mundo e em particular em Cabo Verde”, sublinhou Januário Nascimento que adiantou que a iniciativa vai contar com a participação dos militares, do sector privado, das associações comunitárias, das organizações da sociedade civil, da comunicação social e da juventude praiense.
Segundo o presidente da ADAD, Achada Grande Frente e Trás, Achada Limpo, São Francisco, Safende e Palmarejo Grande serão as zonas contempladas com a limpeza deste sábado, mas sublinhou que a iniciativa irá continuar e percorrer outros bairros.
Por outro lado, será feita também uma limpeza subaquática no Porto da Praia e uma campanha selectiva nas zonas costeiras para recolher plásticos que serão entregues às empresas de reciclagem.
“Nós queremos lançar um forte apelo à comunidade de santiago sul particularmente a Cidade da Praia que participem activamente, que sujem menos porque a nossa capital merece, mas também para que tenhamos uma cidade saudável, onde todos possam viver com dignidade e em saúde”, concluiu.

Dans la même catégorie