AIB Burkina : Forces de sécurité intérieure et hommes de médias renforcent leur collaboration APS Le FONSIS et le FHS scellent une convention pour le développement de la location-vente APS Lutte contre les émissions des gaz à effet de serre : un expert encourage le refroidissement vert APS Le salon « 100% campus » veut accompagner les jeunes dans l’insertion (promoteur) APS Sucre et huile de palme raffiné: de nouveaux prix homologués à Kédougou APS Kaffrine attend un quota de 15 465 tonnes de semences d’arachide certifiées (DRDR) APS Macky Sall et Erdoğan se sont entretenus ce mardi AIB Yatenga/ Entreprenariat : 200 filles et femmes bénéficient de matériels d’installation AIB Burkina: la mise en place d’une justice communautaire à l’étude (PM) AIB Yako : Des autorités et des OSC outillées sur la digitalisation de la santé communautaire

ADAD chama a atenção para a necessidade de mobilização de água e boas práticas no seu tratamento


  22 Mars      23        Environnement/Eaux/Forêts (5505),

 

Cidade da Praia, 22 Mar (capv) – O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente (ADAD), Januário Nascimento, chamou hoje a atenção para a necessidade de maior mobilização de água no país, assim como promover boas práticas no tratamento desse bem.

Em entrevista à Inforpress para assinalar o Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de Março, Januário Nascimento explicou que a ADAD vai divulgar um manifesto para chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade de mobilização de água, tanto para a agricultura, como também para combater a insegurança alimentar.

“A água é um direito humano, queremos criar iniciativas através de programas relacionados à água para combatermos a insegurança alimentar e logo a luta contra a fome”, disse.

Por outro lado, lembrou que Cabo Verde já vai no seu quinto ano seguido de seca, e urge medidas que possam dar respostas ao problema, pedindo também a participação de toda a sociedade e dos parceiros internacionais.

O responsável avançou ainda que a ADAD participa hoje na Conferência da Água da ONU 2023, que acontece em Nova Iorque, considerando ser um evento que traduz a oportunidade única numa geração para unir o mundo em torno da solução da crise de água e saneamento.

“Vamos levar para essa conferência o manifesto incluindo como propomos abordar as lacunas do sector, para alcançar os direitos humanos à água e ao saneamento para todos”, adiantou.

A ADAD irá partilhar também com os parlamentares e eleitos locais, um manual que fornece “informação e inspiração, para os ajudar a cumprir as suas responsabilidades” de assegurar serviços eficazes de água e saneamento para os eleitores e comunidades que servem.

No mundo, segundo o relatório da ONU, nos últimos 40 anos, o uso de água potável aumentou quase 1% ao ano e a escassez tende a espalhar-se e a piorar com o impacto do aquecimento global, alertando que em breve atingirá até mesmo as regiões poupadas actualmente, como o leste da Ásia ou a América do Sul.

Assim, aproximadamente 10% da população mundial vive num país onde o estresse hídrico atingiu um nível alto ou crítico.

E de acordo com o relatório de especialistas em clima da ONU (IPCC) publicado na segunda-feira, “cerca de metade da população mundial” sofre de escassez “severa” de água durante pelo menos parte do ano.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de Março e apresenta como objectivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

Dans la même catégorie