MAP Migration : Londres affirme que le nouveau traité conclu avec Kigali répond aux préoccupations de la Cour suprême ANP Le Mali et le Niger mettent fin à la non-imposition des sociétés françaises opérant dans les deux pays MAP Foot/Amical: L’équipe nationale féminine s’impose face à l’Ouganda (3-0) MAP Tentative de coup d’Etat en Sierra Leone: un des organisateurs arrêté (gouvernement) MAP Le Mali et le Niger dénoncent les conventions de non-double imposition avec la France AIP La 2e édition du « Mother africa festival » annoncée pour fin décembre à Abidjan AIP Une fintech pour faciliter l’investissement en bourse par mobile money AIP L’AIEA appuie la sécurisation de la CAN 2023 en matière de défense nucléaire AIP George Weah reçoit un prix international de la paix AIP Inter/ George Weah appelle à une inclusion totale dans la lutte contre le changement climatique

ADAD chama a atenção para a necessidade de mobilização de água e boas práticas no seu tratamento


  22 Mars      35        Environnement/Eaux/Forêts (6076),

 

Cidade da Praia, 22 Mar (capv) – O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente (ADAD), Januário Nascimento, chamou hoje a atenção para a necessidade de maior mobilização de água no país, assim como promover boas práticas no tratamento desse bem.

Em entrevista à Inforpress para assinalar o Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de Março, Januário Nascimento explicou que a ADAD vai divulgar um manifesto para chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade de mobilização de água, tanto para a agricultura, como também para combater a insegurança alimentar.

“A água é um direito humano, queremos criar iniciativas através de programas relacionados à água para combatermos a insegurança alimentar e logo a luta contra a fome”, disse.

Por outro lado, lembrou que Cabo Verde já vai no seu quinto ano seguido de seca, e urge medidas que possam dar respostas ao problema, pedindo também a participação de toda a sociedade e dos parceiros internacionais.

O responsável avançou ainda que a ADAD participa hoje na Conferência da Água da ONU 2023, que acontece em Nova Iorque, considerando ser um evento que traduz a oportunidade única numa geração para unir o mundo em torno da solução da crise de água e saneamento.

“Vamos levar para essa conferência o manifesto incluindo como propomos abordar as lacunas do sector, para alcançar os direitos humanos à água e ao saneamento para todos”, adiantou.

A ADAD irá partilhar também com os parlamentares e eleitos locais, um manual que fornece “informação e inspiração, para os ajudar a cumprir as suas responsabilidades” de assegurar serviços eficazes de água e saneamento para os eleitores e comunidades que servem.

No mundo, segundo o relatório da ONU, nos últimos 40 anos, o uso de água potável aumentou quase 1% ao ano e a escassez tende a espalhar-se e a piorar com o impacto do aquecimento global, alertando que em breve atingirá até mesmo as regiões poupadas actualmente, como o leste da Ásia ou a América do Sul.

Assim, aproximadamente 10% da população mundial vive num país onde o estresse hídrico atingiu um nível alto ou crítico.

E de acordo com o relatório de especialistas em clima da ONU (IPCC) publicado na segunda-feira, “cerca de metade da população mundial” sofre de escassez “severa” de água durante pelo menos parte do ano.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de Março e apresenta como objectivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural.

Dans la même catégorie