MAP Soudan: L’ONU appelle à redoubler d’efforts en faveur de la paix MAP Le Maroc parmi les pays amis sur lesquels compte le Mali pour la poursuite de sa reconstruction (PM malien) MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1

ADAD pede fiscalização e aplicação da lei sobre uso de sacos de plástico em Cabo Verde


  6 Juillet      81        Environnement/Eaux/Forêts (6451),

 

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento pediu a fiscalização e aplicação da lei sobre o uso de sacos de plásticos no País, apelando à intervenção dos poderes locais, central e organizações da sociedade civil.
Januário Nascimento fez esta intervenção à Inforpress, em entrevista a propósito do Dia Internacional sem Sacos de Plásticos, que se assinala hoje, 03 de Julho.
Conforme avançou, a consciência das pessoas é muito importante, mas isso tudo deve ser acompanhado de “medidas concretas” e de alternativas, caso contrário, “de nada serve” sensibilizar se não houver alternativas.
Nesta linha, defendeu a necessidade de se fiscalizar e aplicar a lei, para que o projecto realmente tenha efeito.
“Em Cabo Verde há muitas leis, mas não são cumpridas e esta é mais uma que desde a sua aprovação demonstra fragilidades”, atestou.
O responsável indicou que tem sido uma “grande luta”, em que a ADAD vem organizando uma série de actividades, lembrando que o projecto existe desde 2010, em que foi iniciada na ilha do Sal, para posteriormente ser alargada a todo o País.
“Tivemos o apoio de vários parceiros, com actividades em todas as ilhas do arquipélago, mas também no Senegal, Gâmbia, Portugal e França, divulgando assim o nosso projecto, bem acolhido nesses países”, assinalou.
De acordo com Januário Nascimento, a Associação para Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) contribuiu para uma legislação que proíbe a importação de sacos de plástico, entretanto, considerou que “agora é o momento de evoluir”.
Contudo, revelou, a ADAD tem vindo a divulgar as bolsas alternativas para ajudar a resolver o problema do plástico, frisando que o plástico que é utilizado no dia a dia e que se diz biodegradável, pode ser facilmente transportado pelo vento.
“Isso traz consequências, o vento pode levar esses materiais ao mar causando problemas no ecossistema marinho”, salientou.
O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico é celebrado no dia 03 de Julho, com o objectivo de chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

Dans la même catégorie