MAP Trophée Hassan II/Coupe Lalla Meryem de golf : LL.AA.RR le Prince Moulay Rachid et la Princesse Lalla Meryem président la cérémonie de remise des prix MAP Abuja: La CEDEAO décide de lever des sanctions contre le Niger MAP Sénégal: Plusieurs personnes manifestent dans le calme à Dakar pour réclamer la tenue de la présidentielle MAP RDC: Trois morts dans une altercation entre la police et les Bena-Mwembia MAP Togo: Le président décale la date des élections législatives d’une semaine MAP Ligue des champions d’Afrique (Groupe B/5e journée): Victoire du Wydad de Casablanca sur Jwaneng Galaxy par 1 à 0 MAP Abuja: Sommet extraordinaire de la CEDEAO sur la situation politique et sécuritaire dans la région MAP Kampala: visite de courtoisie d’une délégation de la Fondation Mohammed VI des Ouléma africains au SG du Conseil interreligieux ougandais MAP Sénégal: reprise lundi des cours en présentiel à l’UCAD de Dakar restée fermée depuis les événements de juin dernier ANP Tahoua : Célébration de la 31é édition de la Fête Nationale de l’Artisanat

Administração pública capacita técnicos para implementação da governação digital


  13 Novembre      55        Administration (201),

 

Cidade da Praia, 13 Nov. (Inforpress) – Os dirigentes e pontos focais da Estratégia para a Governação Digital de Cabo Verde (EGDCV) iniciaram hoje, na Praia, uma acção de capacitação em governação digital na administração pública, que vão operacionalizar nas 34 metas definidas no plano.
À imprensa, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira, realçou que a Estratégia de Governação Digital, elaborada em 2021, está estruturada e organizada em áreas identificadas, que visam implementar um conjunto de medidas, viradas para áreas tecnológicas, legislativas e administrativas.
Pretende-se com esta estratégia desenvolver um sistema de informação para garantir o processo de transformação digital, elaborar um conjunto de diplomas legais para regulamentar o processo de transformação digital no país e a criação de condições para garantir a operacionalização de estratégias.
Isto traduz-se na melhoria da forma como a administração pública se relaciona com cidadãos e com as empresas, visando garantir que os serviços públicos sejam prestados de forma mais eficiente e eficaz, de modo a ir ao encontro dos cidadãos que reivindicam a melhoria da qualidade dos serviços.
O plano, segundo explicitou a governante, passa pela criação de uma equipa para acompanhar e garantir a execução e implementação da estratégia ao nível da administração pública, sendo que a acção de formação foi identificada como necessária, para orientar, elencar e identificar os desafios que a implementação desta estratégia coloca aos sectores.
“O plano é a concretização e a identificação das metas que devem ser alcançadas, de acordo com a estratégia definida. O plano identifica 34 metas e um conjunto de acções por metas que devem ser implementadas para garantir que o objectivo seja alcançado e a visão constante da estratégica seja, definitivamente, implementada e adoptada”, revelou.
Trata-se de “um importante documento de definição de medidas de política no domínio da governação digital, que se desdobra em nove áreas de intervenção, desenvolve-se em 55 estruturas e define 80 medidas estratégicas”, que têm o horizonte temporal de 2025 para a sua implementação.
Para a operacionalização, estratégia e implementação das oitenta medidas, foi elaborado o Plano de Acção, num processo de cocriação coordenado pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), através da Direcção Nacional da Modernização do Estado (DNME).

Dans la même catégorie