AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération

Agricultura/Governo e Grupo canadiano “Jd Euroway” lançam Banco de Crédito Agrícola no país


  23 Janvier      262        Agriculture (4122),

 

Bissau, 23 Jan 23 (ANG) – O Governo, em parceria com o Grupo canadiano “Jd Euroway lançaram, oficialmente, no sábado, o primeiro Banco de Crédito Agrícola, em Quinhemel, região de Biombo, norte do país.

Segundo o jornal, O Democrata, que cita o ministro das Finanças,Ilídio Vieira Té a iniciativa representa a determinação do Executivo de desenvolvimento o setor agrário guineense, tido como “motor” do dedesenvolvimento do país.

“É preciso apostar seriamente na agricultura enquanto sector cheve para o desenvolviemnto da Guiné-Bissau”, sustentou Vieira Té.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural Botche Candé declarou na cerimónia que deu orientações para que 80 por cento dos técnicos do seu ministério fossem ao terreno orientar a população sobre as técnicas de cultivo, e que os restantes 20 por cento ficassem no gabinete para tratar das questões administrativas.

Para o Presidente da Associação Nacional dos Agricultopres da Guiné-Bissau Jaime Boles não é possivel desenvolver um país sem um banco de investimento e de crédito para a agricultura. Por isso, Bules diz que agradeceu ao grupo canadiano “Jd Euroway” pela confiança de investir na Guiné-Bissau.

Disse que o novo banco tem como objectivo fianciar apenas projetos ligados à agricultura no país.

Em representação do grupo Canadiano JD Euroway”, Paulo Godou informou que a sua instituição bancária esta determinada em realizar investimentos na Guiné-Bissau, tendo em conta as potencialidades agrícolas que o país dispõe.
Nesse mesmo dia de lançamento do primeiro Banco de Crédito Agrícola no país, segundo o jornal “O Democata”, o Ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té afirmou que não tem medo de ameaças de ninguém, relativas a iníciativa do governo de recuperar as casas do Estado,do bairro de ministros, ocupadas por antigos governantes e chefes militares.
O Governo deu a partir da semana passada 90 dias aos ocupantes desses imóveis para, voluntariamente, os abandonar.

“Existem vários filhos da GB que não contribuiram para para o país avançar,mas as atuais autoridades no poder jamais permitirão a desordem no país”, avisou.

Vieira Té reiterou que o Estado colocou os referidos imóveis à disposição de pessoas no exercício de funções, e que no fim dessas funções esses patrimónios devem ser devolvidos ao proprietário que é o Estado.

Dans la même catégorie