APS THIÉNABA : DES ’’ÉTUDES SONT EN COURS’’ POUR L’ÉLECTRIFICATION DU VILLAGE DE THIOTY (DG SENELEC) AIP Communiqué du Ministère de la Santé et de l’Hygiène Publique « Point de la situation de la COVID-19 au 23/10/2020 » AIP Côte d’Ivoire-AIP/Présidentielle 2020 : L’UE appelle les acteurs politiques ivoiriens à accélérer le dialogue MAP Guinée/présidentielle : 5 morts dans des violences post-électorales AGP Gabon: Reprise progressive des activités de la Société des bois de Lastourville ANP Niger : Les nouveaux membres du Comité Scientifique du CNRA se présentent au Premier Ministre ANP DIFFA : Cérémonie de présentation de semences améliorées produites par l’ONG WHH AGP Gabon : Evolution de la crise sanitaire, Task force et actualité international au menu du point de presse du Porte-parole de la Présidence APS DEUX PIROGUES DE MIGRANTS CLANDESTINS INTERCEPTÉES CE VENDREDI, AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Le CEECI et plusieurs organisations estudiantines rendent hommage à Alassane Ouattara à l’UAO de Bouaké

Agricultura/SWISSAID lança projecto de agroecologia no país


  8 Octobre      17        Agriculture (1616),

   

Bissau,08 Out.20(ANG) – A Agência Suíça para o Desenvolvimento(SWISSAID), promove hoje em Bissau, um ateliê de lançamento do projecto de Agroecologia destinado aos técnicos de diferentes instituições públicas e privadas ligadas a agricultura, sob o lema” Agroecologia para uma agricultura sustentável e uma alimentação saudável ao serviço da segurança alimentar e luta contra a pobreza”.

Ao presidir a cerimónia de abertura do seminário, o Director-geral da Agricultura disse que a promoção da agricultura ecológica é um imperativo e deve ser encarrada com muita responsabilidade para garantir a produção de alimentos de qualidade para a preservação da saúde de consumidores.

Julio Malam Injai sublinhou que a segurança alimentar define-se como a possibilidade de acesso físico e económico de todos os seres humanos à uma alimentação sã e nutritiva, de forma contínua ao longo do tempo, no presente e no futuro.

Acrescentou que é crucial para a redução da pobreza, boa saúde pública, crescimento sustentado, paz e segurança mundial.

“A economia do país que continua a ser confrontada com fortes contrariedades estruturais, marcadas pela fraca diversificação da economia, fraca mobilização de recursos internos, falta de dinamismo do sector privado e fraco desenvolvimento do capital humano, necessitará de uma reestruturação profunda para a criação de um contexto favorável para a redução da pobreza”, disse.

Aquele responsável disse estar convicto de que a humanidade pode minimizar os sofrimentos provocados pelas crises cíclicas de fome, sobretudo nos países em desenvolvimento, desde que haja uma vontade política explícita e firme, aproveitando o desenvolvimento tecnológico e científico disponível.

Julio Malam Injai sublinhou que, hoje, o mundo confronta-se com mudanças climáticas e que os seus efeitos implicam
consequências directas nas perspectivas do desenvolvimento de toda a humanidade, sobretudo para as populações das regiões geográficas do planeta com ecologias frágeis como é o caso da maior parte do continente africano.

Disse que para fazer face a essa situação, o Governo através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, assim como todos os actores de desenvolvimento do sector agrário, devem pôr em prática as estratégias e políticas que foram definidas, visando o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, capaz de assegurar a segurança alimentar e nutricional das populações.

Segundo a representante da SWISSAID no país, a agroecologia é um dos eixos fundamentais das acções desta organização, e consiste na preservação e regeneração do meio ambiente para as gerações futuras.

Silvia Russo acrescentou que, os esforços da SUISSAID e dos seus parceiros consistem em desenvolver a Guiné-Bissau tendo em conta a sustentabilidade a longo prazo.

Os participantes no seminário com a duração de um dia serão habilitados com conhecimentos sobre a experiência da SWISSAID e seus parceiros na Agroecologia, entre outros ensinamentos.

Dans la même catégorie