Inforpress Praia: Adolescente desaparecido e familiares acusam autoridades de falta de colaboração na busca GNA Ronidany set to create biggest residential hub in Ghana GNA MTN launches 2021 MoMo Month, calls for utilisation of payment platforms GNA Collins Dauda, four others granted bail in $200 Saglemi Housing Project Scandal GNA Court remands man over robbery ABP Société / Des agriculteurs de Banikoara sommés de respecter les couloirs de passage des animaux du corridor Banikoara-Kandi ABP Religion / Le nonce apostolique visite les handicapés du centre diocésain Béthesda de Lokossa ABP Gouvernance / Renforcement des capacités des agents des collectivités locales de Malanville sur la déontologie administrative ABP Coopération / La Chine offre un important lot de matériels et d’équipements de bureau à l’Assemblée nationale du Bénin ABP Social / Les promoteurs des centres d’accueil sensibilisés sur l’importance de l’ordonnance de placement et de retrait de l’enfant en milieu institutionnel

Água e Saneamento: Porto Novo com investimento de 130 mil contos em 2021 – câmara


  10 Novembre      24        Economie (12744),

   

Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – Porto Novo contará em 2021 com um financiamento de 130 mil contos para, entre outras intervenções, iniciar as obras de requalificação da rede de esgotos, no quadro do Projecto de Água e Saneamento de Santo Antão.
A informação foi avançada pelo vereador da câmara do Porto Novo Valter Silva, no dia em que Santo Antão recebe uma missão conjunta do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (Badea) e da Agência Nacional de Água (ANAS) “para retoma da primeira fase do projecto de saneamento e água” para esta ilha.
De acordo com uma nota do Governo, a missão, que permanecerá em Santo Antão até sexta-feira, 13, tem em agenda encontros de trabalho com as câmaras municipais da ilha, para além da apresentação do projecto de prevenção e gestão de conflitos do uso da água.
O Projecto de Água e Saneamento de Santo Antão, estimado em 1,2 milhões de contos, foi lançado em Setembro de 2019 pelo Governo de Cabo Verde, mas “por razões ligadas à covid-19” o mesmo se encontrava suspenso.
Será retomado a partir de 2021 com alocação pelo Governo no Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano de uma verba de 130 mil contos para arranque das intervenções.
Ainda no quadro deste projecto, Porto Novo também receberá em 2021 investimentos a nível da rede distribuição de água à cidade do Porto Novo, segundo o vereador.
Este município, que enfrenta, segundo as autoridades municipais, “uma situação de caos” a nível de gestão de resíduos sólidos, devido à saturação da actual rede, vai ser contemplado com a instalação de 20 quilómetros de rede de esgotos, uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), duas estações de bombagem e construção de 200 fossas sépticas, além de ligações domiciliárias.
No domínio de água, Porto Novo receberá ainda com 25 quilómetros de tubagem, um reservatório de 300 metros cúbicos e 3.500 ligações domiciliárias, além de substituição de 8.500 contadores.
Quanto ao município da Ribeira Grande, vão ser reabilitados três reservatórios, feitas três mil ligações domiciliárias e instalados nove sistemas de melhoria de qualidade de água.
No Paul, além das duas mil ligações domiciliárias, vai ser, igualmente, reabilitado o edifício dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento, que receberá a sede da Empresa Intermunicipal Águas de Santo Antão, já em fase de instalação.
O presidente reeleito da Câmara Municipal Porto Novo, Aníbal Fonseca, previu, recentemente, que, nos próximos anos, todas as casas da cidade do Porto Novo estarão ligadas à rede de esgotos e que estarão ultrapassados, igualmente, os problemas de distribuição de água à cidade, devido a insuficiências na rede, já obsoleta.

Dans la même catégorie