ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam

Alterações climáticas/Não é possível esperar para agir em relação às alterações climáticas – ONU


  10 Août      44        Environnement/Eaux/Forêts (6451),

 

Bissau, 10 Ago 21 (ANG) – São muitas as reacções a pedir uma acção urgente visando combater eficazmente as alterações climáticas, e elas surgem logo após ter sido tornado público segunda-feira um relatório de peritos da ONU.
Não podemos voltar a adiar medidas ambiciosas, afirmava, em substância, o chefe da diplomacia americana Anthony Blinken.

E isto enquanto o secretário geral da Organização das Nações Unidas, o português António Guterres, alegava que este documento implicava que se pusesse um termo à exploração do carvão e das energias fósseis.

A ministra francesa da transição ecológica, Barbara Pompili, insisitia também na necessidade de deixar no espaço de uma década uma civilização fundada nas energias fósseis desde há vários séculos.

Os peritos da ONU afirmavam que se poderia alcançar em torno de 2030 o aquecimento do planeta de 1,5 graus… uma década antes das previsões existentes.

A única solução para conter o problema seria a redução drástica das emissões de gases com efeito de estufa.

Se não for o caso ainda durante o século poder-se-iam atingir os dois graus de aquecimento, o que significaria o fracasso do Acordo de Paris.

Os incêndios devastadores em curso na Grécia, Turquia e na Califórnia, a vaga de calor no Canadá atingindo-se os 50 graus, ou as intempéries muito recentes na Alemanha ou na China são o testemunho das catástrofes geradas pelas alterações climáticas.

Dans la même catégorie