ANP Le Président Issoufou Mahamadou lance les travaux de construction du 4ème Echangeur de Niamey GNA Vietnam locks down village over British coronavirus variant fears GNA Capitol Police chief acknowledges failure to protect against riot GNA Indonesia’s Merapi volcano belches hot ash cloud in new eruptions GNA UN: Yemen’s Houthis divert at least 1 billion in state funds for war GNA Biden orders Justice Dept to stop renewing private prison contracts GNA Tunisian parliament approves Cabinet reshuffle GNA High alert around Delhi after farmers’ protest turns violent GNA Amnesty: Detained protesters in Belarus subjected to torture GNA Biden signs executive actions to promote racial equity

Ambiente: Chuvas intensas e duas ilhas classificadas como reservas mundiais da Biosfera marcam 2020


  22 Décembre      14        Société (27862),

   

Cidade da Praia, 22 Dez (Inforpress) – A queda de chuvas intensas em todo País derivadas da tempestade “Rene” e a classificação das ilhas do Maio e Fogo como reservas mundiais da Biosfera pela Unesco marcaram o sector ambiental no ano de 2020.

Nos primeiros meses de 2020, o sector do ambiente ficou registado com algumas notícias com destaque para o anúncio de que Cabo Verde já dispunha de uma plataforma online capaz de permitir recolher e compartilhar todas as informações sobre cetáceos no País.

Outro acontecimento que marcou o ano, foi o incêndio ocorrido no Parque Natural de Monte Gordo em São Nicolau, tendo na altura a directora do referido parque, Lindacy Oliveira informado que o fogo destruiu pelo menos quatro hectares de terreno.

No mês de Maio, as autoridades cabo-verdianas anunciaram que foi registado um aumento de actividades sísmicas no vulcão do Fogo, em relação ao que é habitual, no monitoramento que é feito, tendo de seguida esclarecido que não havia motivo para preocupação.

O sector do ambiente ficou marcado ainda com o anúncio de que Cabo Verde estava a reforçar a sua resiliência florestal adaptando-a ao sector agrário, às mudanças climáticas e aos efeitos das alterações climáticas.

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, foi realizada uma mega campanha de limpeza nas praias de vários municípios do País, que teve como objectivo assinalar a importância da data e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de se manter as praias limpas.

A perspectiva dos cabo-verdianos relativamente à situação do ambiente, tendo em conta que durante três anos consecutivos, o País enfrentou seca severa e maus anos agrícolas, era que 2020 trouxesse boas novas e renovasse a esperança dos homens do campo, que sonhavam com um bom ano agrícola.

Assim, em Setembro de 2020, as chuvas que caíram em todo o País renovaram a esperança dos agricultores mas também causaram alguns estragos, como cortes de estradas, desabamento de muros e alagamentos em algumas ilhas.

Entretanto, o Ministério da Agricultura e Ambiente não revelou se em 2020 houve ou não mau ano agrícola.

A Cidade da Praia foi muito afectada com as chuvas torrenciais, com o registo de perda de uma vida humana (um bebé) no bairro de Pensamento, queda de pontes, ruas alagadas, casas destruídas e carros danificados e levados pelas cheias.

Na altura, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva considerou necessário haver projectos estruturantes que possam tornar a capital do País “mais resiliente” nas situações de chuvas e inundações, não obstante os investimentos feitos na capital nos últimos anos.

Por seu turno, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, numa visita efectuada aos bairros da Praia afectados pelas chuvas, defendeu a importância da implementação de políticas de ordenamento do território mais “firmes e contínuas” e políticas sociais “mais ousadas”.

A Câmara Municipal da Praia, juntamente com a Protecção Civil e bombeiros municipais, procedeu ao realojamento de algumas famílias das zonas mais baixas da capital do País, na sequência das fortes chuvas torrenciais verificadas em Setembro.

A encerrar o ano 2020, os ministros do Ambiente e da Água da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), num encontro realizado no formato online, assumiram o compromisso de unir esforços na adopção de políticas para o reforço da cooperação e melhoria dos referidos sectores no espaço lusófono.

CM/AA

Dans la même catégorie