Cidade da Praia, 03Fev (Inforpress) – A Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) recebeu esta semana uma missão da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no âmbito do Projecto de Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na ilha de Santiago.
De acordo com o técnico da ANAS Péricles Freire a missão teve por objectivo o levantamento e a análise de questões técnicas e administrativas ligadas à fase de concurso para a realização das obras, que serão financiadas pela cooperação japonesa em 150 milhões de dólares.
O concurso para a selecção da empreitada que vai realizar as obras foi lançado em finais do ano passado e o período para a apresentação das propostas prolonga-se até ao mês de Março, conforme indicou o técnico Péricles Freire.
O objectivo do projecto é a mobilização de água dessalinizada para a ilha de Santiago, aumentar a disponibilidade e o acesso à água potável, contribuindo para a melhoria das condições de vida da sua população e promovendo o crescimento económico.
O projecto prevê a instalação de duas unidades dessalinizadoras, sendo uma na cidade da Praia e a outra em São Miguel, e construção de reservatórios de armazenamento e reservatórios de tomada de água para as estações elevatória e construção de redes de adução para levar água a todos os municípios de Santiago.
O custo total do projecto é de 17.184.343.049 escudos, através de crédito do Governo do Japão, através do JICA, correspondendo a 150 milhões de dólares americanos.
O projecto, de acordo com a ANAS vai garantir o aumento da capacidade de produção e de distribuição de água na ilha de Santiago, através do aumento do acesso à água potável nos diversos municípios.