MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Angola e França abordam impacto económico da covid-19


  1 Juin      78        Santé (15315),

 

Luanda, 1 de Junho (ANGOP) – Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e de França, Emmanuel Macron, mantiveram esta segunda-feira, 01, uma conversa telefónica, tendo abordado temas actuais, com destaque para o impacto da covid-19 sobre a economia mundial e os seus reflexos em Angola.

Em nota, o Secretariado de Imprensa do Presidente da República refere que o Presidente João Lourenço fez um relato ao homólogo gaulês do que está a ser feito pelo Governo angolano.

O Chefe de Estado angolano destacou o investimento de recursos na aquisição de meios e equipamento de biossegurança, para enfrentar o vírus, a resposta determinada da classe empresarial, para que a economia continue a funcionar e, sobretudo, que seja diversificada.

Segundo o documento, ao telefone, os dois Chefes de Estado abordaram também a questão do alívio da dívida dos países africanos, para a qual existe uma iniciativa a nível do G-20, “com um papel muito empenhado da França”.

O Presidente João Lourenço exprimiu o interesse de Angola em aderir a essa iniciativa, o que já fez por via de acções que estão a ser empreendidas pelo Ministério das Finanças.

João Lourenço e Emmanuel Macron aproveitaram também para abordar questões regionais, como a actualidade política na República Centro Africana e o clima de instabilidade que se instalou na fronteira entre a República Democrática do Congo e a Zâmbia.

Os estadistas defenderam a necessidade de se trabalhar para que se realizem, no tempo certo, as eleições previstas para a República Centro Africana.

Em relação ao momento de tensão fronteiriça entre o Congo Democrático e a Zâmbia, manifestaram a esperança de que venham a ser coroadas de êxito as diligências que estão a ser feitas pelo medianeiro, o Presidente Denis Sassou Nguesso, do Congo.

As relações diplomáticas entre Angola e França foram estabelecidas em Fevereiro de 1976.

Angola exporta para França petróleo bruto. A empresa francesa Total tornou-se na primeira operadora petrolífera em Angola, com uma produção diária na ordem dos 650 mil barris.

Dans la même catégorie