MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure » APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Faye et Ghazouani ont discuté des relations de coopération bilatérale entre Dakar et Nouakchott APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le GIABA et la BAD lancent un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme APS SENEGAL-GOUVERNANCE-MEDIAS / Des journalistes formés à Saly sur le journalisme d’investigation dans le secteur extractif APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Le président Faye est arrivé à Nouakchott (agence de presse)

Angola e França assinam acordo de 235 milhões de euros


  12 Mai      103        Economie (20941), Finance (1502),

 

Luanda, 12 de Maio (ANGOP) – O Ministério das Finanças e a Agência Francesa de Desenvolvimento para África (AFD) assinaram, esta quinta-feira, 12, em Luanda, dois acordos de financiamento no valor de 235 milhões de euros, para o apoio orçamental e  Formação Profissional Agrícola no país.

O acordo de apoio orçamental está avaliado em 200 milhões de euros e visa ajudar a implementação de reformas estruturais empreendidas pelo Governo Angolano para reforçar o quadro macro-económico do país.

Este valor (200 milhões euros) será desembolsado em três tranches, das quais 7. 5 milhões estão destinados à assistência técnica, doados pela União Europeia (UE) em cinco milhões e a AFD  2.5 milhões de euros, respectivamente.

Dentre outros objectivos, este empréstimo vai actuar sobre as políticas públicas para tornar o país menos vulnerável a choques económicos e mais seguro para a atracção de investidores internacionais.

Vai apoiar também a reforma da gestão e da transparência das finanças públicas, a reforma da governação das empresas públicas, a operacionalização e salvaguarda das Parcerias Público-Privadas (PPP), bem como apoiar as reformas no sector financeiro e ao Banco Nacional de Angola (BNA).

Neste sentido, o acordo mobilizará a perícia francesa, através da filial do grupo AFD para a cooperação técnica – “Expertise France”, com objectivo de estabelecer uma cooperação bilateral concreta num ambiente de colaboração entre pares.

O segundo acordo de financiamento, no valor de 35 milhões de euros, denominado Projecto de Apoio à Formação Profissional Agrícola em Angola, visa revitalizar a rede dos institutos técnicos agrários do país.

De igual modo, contribuir para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola e das cadeias de valor com o objectivo global de reduzir a insegurança alimentar e a pobreza nas zonas rurais.

Do total do financiamento (35 milhões de euros), cinco milhões estão reservados a questões do género e nutrição – uma doação directa da União Europeia, para apoiar o empoderamento das mulheres nas zonas rurais e reduzir as desigualdades do género, bem como desenvolver a empregabilidade dos jovens no sector agrícola.

Este programa vai beneficiar 2500 projectos em apetrechamento e conteúdos dos institutos, estudantes, professores e conexos. Neste sentido12 institutos técnicos agrícolas serão reabilitados e ampliados, com mil e 800 lugares em internatos abertos.

Na ocasião, a ministra das Finanças, Vera Daves, que rubricou o acordo em nome da República de Angola, disse que o propósito desse apoio orçamental é impulsionar as reformas do Executivo angolano consagradas no Orçamento Geral do Estado 2022 (OGE).

A governante destacou a assistência técnica e referiu que, para além da AFD, contará também com o suporte do Banco Mundial, Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) e da União Europeia, como valor acrescentado neste programa.

Sobre o acordo da Formação Profissional Agrícola, que está alinhado com a diversificação da economia do país, Vera Daves disse que o objectivo é fortalecer a criação de capacidades especializadas no quadro do desenvolvimento agrário em Angola.

Por sua vez, o director regional da AFD para a África Austral, Christian Yoka, considerou o projecto de apoio orçamental uma colaboração estratégica que visa melhorar o quadro macro-económico, tornando-o robusto face aos choques económicos e tranquilizar os investidores e parceiros rumo a uma trajectória mais sustentável.

Este projecto é uma parceria que visa um desenvolvimento mais sustentável e cumpre os compromissos assumidos por França e Angola no final da cimeira de 18 de Maio de 2021, em Paris, sobre o financiamento das economias africanas.

Dans la même catégorie