Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora Inforpress Câmara da Praia recebe hoje a Tocha da Paz Sri ChinmoyOneness Inforpress Cabo Verde entrega em Junho o relatório da Convenção de 2005 da Unesco sobre diversidade das expressões culturais AIP La plénière du Sénat adopte six projets de loi MAP La Zambie appelle à des mesures strictes pour lutter contre les discours de haine MAP Somalie: plus de 10 millions de dollars sont nécessaires pour lutter contre le choléra (OCHA) MAP Les relations Maroc-Sierra Leone ont connu une évolution remarquable ces dernières années (M. Bourita) MAP Les relations Maroc-Sierra Leone ont atteint « un niveau sans précédent » (ministre sierra-léonais des AE) ANP Le Niger célèbre demain 24 avril, la journée nationale de la concorde

Angola mantém-se na categoria de desenvolvimento médio


  11 Décembre      45        Economie (20973),

 

Luanda, 10 de Dezembro (ANGOP) – Angola tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,574, o que mantém a permanência na categoria de “desenvolvimento médio”, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 2019, lançado nesta segunda-feira (09), na Colômbia.
No documento de 2018, a média de Angola era de 0,581, posicionando-se em 149 dos 189 países e territórios considerados, colocando o país abaixo da média de 0,634 para o grupo de desenvolvimento humano médio.
No entanto, quando se desconta ao IDH de Angola o valor da desigualdade, o IDH cai de 0,574 para 0,392- uma perda de 31,8% devido à desigualdade na distribuição dos índices da dimensão do IDH.
O IDH é uma medida de desenvolvimento de um país, que avalia não só os aspectos económicos mas também sociais, considerando que não é apenas a economia que mede o avanço de uma população.
Serve também como uma medida para avaliar o progresso a longo prazo das três dimensões básicas do desenvolvimento humano: uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrões de vida decente.
O RDH 2019 inclui também o Índice de Desenvolvimento de Género, que mostra que o valor do IDH feminino para Angola é de 0,546 em contraste com 0,605 para os homens.
Desde 1990, a esperança de vida em Angola aumentou 15,5 anos, para atingir 60,8 anos, em média, no RDH 2019. O Relatório revela também que a população tem, em média, 11,8 anos esperados de escolaridade e 5,1 anos médios de escolaridade.
O rendimento nacional bruto (RNB) per capita de Angola foi estimado em 5555USD em paridade de poder de compra.
Destaca-se em Angola, o lançamento dos novos dados sobre o desenvolvimento feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), depois da finalização do RDH 2019, a apresentação do Relatório sobre a Pobreza Multidimensional dos Municípios de Angola  e  o lançamento do Relatório Final do Inquérito de Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREA 2018-2019).

Dans la même catégorie