MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre)

Angola: PR quer cooperação dinâmica com Senegal


  25 Mai      137        Coopération (2243), Politique (25319),

 

Luanda, 25 de Maio (ANGOP) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manifestou, nesta quarta-feira, 25, em Luanda, o interesse numa cooperação sólida e dinâmica com a República do Senegal, capaz de permitir o aproveitamento das reais potencialidades dos dois países.

O Estadista angolano discursava nas conversações oficiais com uma delegação do Senegal, chefiada pelo Presidente deste país africano, Macky Sall, que efectua uma visita oficial de 72 horas a Angola, a convite do seu homólogo.

Pouco antes de testemunhar a assinatura de acordos de cooperação nos domínios do petróleo, comércio e turismo, João Lourenço defendeu a criação de um ambiente de negócios que facilite a mobilização de empresas dos respectivos países.

Referiu que a estadia de Macky Sall demonstra a importância e urgência da retomada e normalização de contactos entre Angola e Senegal, depois de um longo interregno.

Almeja que a cooperação evolua para os domínios da agricultura, transportes, petróleo e gás, cultura, hotelaria e turismo, finanças, indústria e comércio, áreas essenciais para dinamizar a cooperação económica e empresarial entre os dois países.

Na ocasião, o Chefe de Estado angolano exortou o continente africano para dinamizar o seu potencial agrícola, com vista a contrapor a escassez de alimentos resultantes da crise provocada pela Covid-19 e pelos conflitos em África, Médio Oriente e na Europa.

Aconselhou o continente, neste complexo contexto global, a agir de modo determinado, com políticas bem definidas, no sentido de suprir o défice de produção alimentar que se vai registando no mundo.

Adiantou que a situação exige dos países africanos uma atenção muito especial, de modo a proteger, o máximo possível, os países africanos dos problemas económicos que se vão observando nas principais economias mundiais.

Dans la même catégorie