AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans » APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Vers la mise en place d’un Conseil consultatif des arts, des lettres et de la culture APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Commission nationale de recensement des votes : aucune réserve n’a été relevée (président) APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-REACTIONS / Washington et Ottawa félicitent Bassirou Diomaye Faye pour sa ‘’victoire électorale’’ AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs

Angola prevê vacinar inicialmente 90 por cento da população prioritária


  3 Décembre      38        Santé (15315),

 

Luanda, 03 de Dezembro  (ANGOP ) – O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, nesta quinta-feira,03, que Angola tem um plano de vacinação para cobrir inicialmente 90 por cento da população prioritária.

Falando na 31ª Sessão Especial da Assembleia Geral da Nações Unidas em resposta à Pandemia, que decorre por videoconferência, disse que o acelerado desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes contra o vírus SARS-COV-2, com tecnologias inovadoras, constitui um exemplo do que a humanidade é capaz de realizar, quando ameaçada.

De acordo com o Chefe de Estado, o Governo de Angola empregou até ao momento recursos próprios num valor que ascende a 164.600.000 de dólares.

Especificou que deste valor consta um financiamento emergencial de 14.400.000 dólares garantido pelo Banco Mundial.

Apesar disso, prosseguiu, vai ser necessário um maior apoio, em especial para o acesso às vacinas que se mostrarem eficazes.

O Presidente da República saudou os esforços da COVAX FACILITY para reunir recursos que assegurem, de forma equitativa, a vacinação de pelo menos 20 por cento da população dos países de média e baixa renda.

No entanto, disse acreditar que o esforço efectivo de solidariedade deve ser maior para garantir uma cobertura global útil que interrompa a transmissão do vírus e permita o retorno à normalidade, evitando dessa maneira o agravamento das disparidades entre os países.

 Durante a sua alocução, o Presidente João Lourenço enfatizou que desde o início do ano que Angola reagiu e aplicou rigorosas medidas de contenção da pandemia, elaborando um plano de contingência multissectorial, flexível e adaptado ao contexto epidemiológico do país.

Neste contexto, informou que foi reforçada a vigilância epidemiológica em todo o território, capacitação de equipas de resposta rápida e o controlo sanitário dos pontos de entrada internacionais.

Apontou também a realização de quarentenas e do controlo da mobilidade entre as diversas regiões do país. Entre as medidas, realçou ainda o aumento progressivamente da capacidade de testagem por RT-PCR e testes serológicos e por antigénio.

João Lourenço falou igualmente da construção de infra-estruturas exclusivamente dedicadas ao tratamento dos casos existentes de Covid-19, como hospitais de campanha.

Ainda em relação às infra-estruturas, o Titular do Poder Executivo disse que foram adaptados todos os hospitais existentes para o atendimento desses casos, tendo aumentado em cinco mil o número de camas disponíveis, das quais mais de mil para os cuidados intensivos.

Precisou que apesar do crescente número de casos positivos, que a 24 de Novembro totalizava 14.742, a transmissibilidade do vírus de pessoa a pessoa tem vindo a decrescer, situando-se em 0,9%.

Segundo o estadista, o facto de a pandemia ter afectado negativamente os recursos económicos e financeiros e os programas de desenvolvimento económico e social do país, não impediu que Angola continuasse a desenvolver esforços e a realizar acções para reduzir as taxas de pobreza.

Neste particular, afirmou que o país continua a melhorar a qualidade e cobertura do ensino básico e garantir o acesso aos cuidados primários de saúde, sobretudo para as famílias mais vulneráveis.

O Presidente da República reconheceu e agradeceu a Organização Mundial da Saúde, bem como às instituições regionais, a União Africana e a SADC, pela forma como lideraram a coordenação de esforços para enfrentar o enorme desafio que a Covid-19 representa para a Humanidade.

Dans la même catégorie