MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Aniversário das FARP/PR exorta os militares a terem em conta a “submissão ao poder político” decidida no congresso de Cassacá


  16 Novembre      41        Société (44865),

 

Bissau, 16 Nov 22 (ANG) – O Presidente da Republica exortou hoje os militares a levarem em conta as decisões saídas no congresso de Cassacá, em 1964, de criação das forças armadas e sua submissão ao poder politico legítimo.
Umaro Sissoco Embaló que falava na cerimónia comemorativa dos 58º aniversário das Forças Armadas Revolucionárias do Povo(FARP) disse que hoje é dia de festa mas também de reflexão, porque após a sua criação e até a esta parte, as Forças Armadas(FA) fizeram um percurso de coragem, valentia e de mérito histórico, que marcou a libertação da Guiné e Cabo Verde, em situações de grandes sacrifícios.

“É preciso, hoje mais de que nunca, levar em conta as decisões saídas do congresso de Cassacá, em 1964, que determinaram a criação das forças armadas e sua submissão ao poder politico legitimo”, exaltou o chefe de Estado guineense.

Acrescentou que hoje a lição é a mesma, e se apresenta como um imperativo da Constituição da República ou de um Estado democrático que ordena a submissão dos militares ao poder politico legítimo. “É esta a cultura que deve estar presente em todas as unidades militares,no pensamento de cada soldado e de cada General”, disse.

“ A modernização, com a tónica na formação de quadros e disponibilização de meios operacionais, são desafios que chama à todos, para a transformação das forças armadas numa Força Republicana, comprometida com a segurança, estabilidade, para um exercício politico democrático, com a livre expressão e circulação de pessoas e bens, e subordinadas ao poder politico legalmente constituído », disse Marciano Silva Barbeiro, ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Neste quadro de transformação das Forças Armadas, Silva Barbosa destacou os esforços do Presidente da República e do governo para, segundo diz, adoptar as forças amradas de novas competências e equipá-las para que possam fazer face aos novos desafios que a atual realidade impõe,tais como a luta contra o terrorismo, o tráfigo de drogas, a pirataria e trafico de seres humanos, entre ouros.

O ministro da Defesa anunciou que, em breve, 77 elementos das forças armada vão para a Rússia para formação em vários domínios da técnica militar.

A iniciativa responde as necessidades de criação das condições para que as FA possam cumprir a sua missão, de acordo com a atualidade científica e tecnológica militar.

Marciano Silva Barbeiro disse que as autoridades nacionais estão empenhadas na transformação das forças armadas numa força produtiva da nação e de apoio ao governo no desenvolvimento do país e na luta contra a fome.

“A Produção militar pode contribuir para o desenvolvimento, tanto do ponto de vista económico e infraestrutural assim como no campo litarário”, disse o ministro da Defesa Nacional.

Dans la même catégorie