AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

ANP/Cipriano Cassamá exorta deputados à abdicarem das cores político- partidárias para trabalharem para o desenvolvimento do país


  29 Décembre      30        Politique (25166),

 

Bissau 29 Dez 21 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) ,exortou hoje aos deputados a despirem as camisolas dos partidos para que possam trabalhar em conjunto, em prol da dignificação das intituições do país e das resoluções dos problemas que afectam o povo guineense.

Cipriano Cassamá discursava na abertura da sessão especial da ANP para a discussão e votação global da proposta do Orçamento-Geral do Estado (OGE)/2022.

O líder do parlamento disse que está convicto de que, se fôr usada a força colectiva no hemiciclo, esta instituição pode catapultar todo o processo de mudança que esta sociedade reclama e a que tem direito.

“Apesar das discórdias das últimas declarações públicas de certos deputados em que algumas bancadas parlamentares sentiram ofendidas e o natural direito de auto defesa que assiste à cada um , apelo à todos os deputados para concentrarmos no único ponto da nossa agenda de trabalho que é a votação final da lei do Orçamento-Geral do Estado e do Plano Nacional do Desenvolvimento “, aconselhou.

Cassamá alertou ao ministro das Finanças sobre as correções que devem ser feitas no OGE/2022, uma vez que é a missão daquela casa indagar até que ponto estes documentos refletem os anseios do povo.

“Não é só ao sector privado, enquanto alavanca da economia, mas também aos funcionários públicos que viram seus poderes de compra a baixar e custo de vida a aumentar, sem que os seus salários compensem”, salientou.

Referiu que governar exige dialogar e ouvir os parceiros, negociar com eles para atingir um objectivo a bem da Guiné-Bissau, tendo apelado ao Governo a tomar em conta as preocupações dos empresários e dos sindicatos, sublinhando que tem um plano para evitar que as paralizações continuem na Função Pública e que a ideia já é do conhecimento dos partidos políticos com assento parlamentar.

“Por isso, para evitar o regresso às greves e salvaguardar os superiores interesses da população, proponho ao ministro das Finanças e em particular ao Primeiro-ministro a alocação através do OGE de um montante de mil milhões e meio de francos cfa, que serão destinados para acabar com as reivindicações dos sindicatos “,frisou.

O líder da ANP salientou que o fim do ano civil é momento particular de renovação de esperanças, uma vez que o ano que está a findar foi fecundo em factos politicos que revelam fortes ameaças à estabilidade política, governativa e a paz social, que diz serem elementos indispensáveis ao desenvolvimento social da Guiné-Bissau.

Cassamá convidou à todos para contribuirem para superar as diferenças ,tendo apelado aos guineenses a estarem atentos à tudo que não retrata a guinendade como Povo e Nação.

A proposta do Orçamento para 2022 tem o valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa contra os 386 milhões e regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa.

A sessão de hoje não contou com a presença do Chefe do Governo Nuno Gomes Nabiam e vai ser preenchida com o debate e eventual aprovação na globalidade do OGE para o próximo ano.

Dans la même catégorie