AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Africa Santé Expo 2021, du 20 au 21 mai à Abidjan AIP Point de la situation de la COVID-19 au 21/01/2021 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Signature d’un partenariat entre le centre Jubilée de Korhogo et un organisme allemand pour la prise en charge des malades mentaux AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La mine d’or d’Ity mène plusieurs actions au bénéfice des populations de Zouan-Hounien APS LIGUE 1 : TEUNGUETH FC ET JARAAF, LES FAVORIS AU TITRE, SELON BADARA SARR MAP Bénin : 56 millions $ de l’UE pour la riposte anti-covid-19 MAP Gabon : Campagne nationale de sensibilisation sur les effets néfastes du tabagisme MAP Côte d’Ivoire : Retard de livraison des vaccins Pfizer GNA COVID-19: Seven new cases recorded in 24 hours in Hohoe GNA Senior Staff of Ghanaian Universities begin indefinite strike

ANP/Deputados aprovam OGE para ano económico 2021


  17 Décembre      30        Société (27561),

   

Bissau, 17 Dez 20 (ANG) – O Orçamento Geral do Estado(OGE) e o Plano Nacional de Desenvolvimento(PND) para o ano económico 2021 foram aprovados quarta-feira com 54 votos a favor e 1 abstenção, dos 56 deputados presentes no plenário.

A aprovação foi assegurada pelos deputados das bancadas da nova maioria parlamentar, constituída pelos partidos Movimento para Alternância Democrática Madem G15, Partido da Renovação Social(PRS) e os cinco dissidentes do PAIGC e um de APU PDGB:

O Orçamento Geral de Estado aprovado é estimado em 253.735 bilhões de francos CFA e apresenta um défice de 50 mil milhões de francos cfa.

Os deputados da bancada do PAIGC e os quatro da APU-PDGB e da União para Mudança abandonaram a plenária, havendo um do Partido da Nova Democracia(PND) que preferiu se abster.

Em declarações à imprensa após aprovação do OGE, o Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabian disse que com aprovação do referido instrumento mostra o grau da responsabilidade dos deputados, tendo em conta que é um instrumento fundamental para governar o país, acrescentando que, sem o OGE o governo não pode fazer um trabalho condigno.

Nabian sustentou que os deputados entenderam por bem que devem votar o orçamento para permitir ao governo continuar a fazer o trabalho que está a fazer.

“Desde que o OGE está bem trabalhado, eu estava sempre convito de que não vai ter o problema na sua aprovação no hemiciclo. E como acabam de constatar foi aprovado com 54 votos favorável. O país está de parabéns e agora resta ao governo continuar a fazer o seu trabalho para arranjar soluções para o desenvolvimento do país. É um orçamento racional que vai permitir ajudar a resolver muitos problemas ”, disse.

Nabian afirmou que as áreas sociais são sempre prioridades para o seu governo, por isso isentaram algumas taxas na educação e saúde e que os valores que são pagos são moderados para poder ajudar as populações.

No Orçamento aprovado, segundo a explicações do ministro das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia prevê-se a isenção de qualquer pagamento de consultas, à crianças e pessoas a partir dos 60 anos E as análises de paludismo, glicémia e de sangue são gratuitas.

De acordo com João Fadia, os restantes análises vão custar 2000 francos CFA, em todo o território nacional.

Mamadu Fadia disse que no setor educativo público ficam isentos de pagamento de propinas os alunos das escolas primárias.

No OGE 2021 foi alocado à ao sector da Saúde o montante de 11 mil milhões de francos cfa e a Educação- 2,6 bilhões fcfa.

Dans la même catégorie