AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante AIB Endeavour Mining apporte 30 millions FCFA pour l’organisation de la SNC 2024 AIB Bobo-Dioulasso: 3 577 mendiants retirés de la rue bénéficient d’une formation de réinsertion ANP L’Ambassade de Chine au Niger lance un Concours “ LA CHINE À MES YEUX ” pour tous les vidéastes nigériens passionnés des vidéos courts métrages ! MAP Côte d’Ivoire: réduction de 50 % de la mortalité liée au paludisme

Apoio das associações “é fundamental” na montagem do Serviço Nacional de Cuidados – ministro


  18 Février      22        Santé (15374), Société (45114),

 

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O Governo quer o apoio das associações comunitárias para a montagem do Serviço Nacional de Cuidados, anunciou o ministro da Família e Inclusão Social, que considerou que as mesmas têm tido “um papel fundamental” no combate à covid-19.
Fernando Elísio Freire, que falava à imprensa, esta quarta-feira , após visitar a Associação Nós Saúde, em Achada Grande Frente, adiantou que o encontro serviu para lançar o apelo às associações, que segundo o mesmo, tem sido “um grande parceiro” do Governo na execução da política pública, sobretudo a nível social.
“As associações estão e conhecem as comunidades, estão mais próximos e conhecem a realmente as necessidades e as aspirações”, apontou o governante, que assegurou que o objectivo é fazer uma política social que promova a autonomia das pessoas, mas ciente de que os idosos, deficientes e crianças precisam de cuidados específicos.
Para tal, assegurou que o Governo criou o Programa Nacional de Cuidados e quer desenvolver parcerias com as associações a nível nacional para implementar o Serviço Nacional de Cuidados.
“Vamos dar formações de cuidadores, iremos criar condições para que possam actuar no terreno e permitir com que fiquem próximo das pessoas através de cuidados a nível de saúde e de várias ordens para que os idosos possam ter uma velhice com dignidade, para os deficientes aumentaram a sua mobilidade e autonomia e cuidados para as crianças cujas famílias não tem condições”, mencionou.
Fernando Elísio Freire disse ainda que o Governo está disponível para “colaborar e reforçar” as relações com as associações para que as acções sejam “muito mais eficazes”.
“Através das ONG ligadas às igrejas, às comunidades de dimensão nacional, regional e local, fizeram um trabalho extraordinário durante a pandemia da covid-19 e por isso queremos continuar e reforçar a parceria para juntos combatermos a pandemia e promover a autonomia das pessoas e das famílias”, sublinhou.
Por seu turno, o presidente e fundador da Associação Nós Saúde, Raimundo Monteiro, disse que apesar das dificuldades a associação tem prestado um serviço direccionado aos idosos e tem actuado no bairro de Achada Grande Frente e nas comunidades da Cidade da Praia.
Avançou que o encontro serviu também para socializar com o governante o projecto “De mim pa Bô”, criado no âmbito da pandemia da covid-19, e que permitiu chegar a todas as comunidades da ilha de Santiago.
Segundo Raimundo Monteiro, a associação actua no bairro de Achada Grande e nas comunidades da capital do País e conta com o apoio de 20 enfermeiros e dois médicos, que atendem uma media de 30 idosos/mês.

Dans la même catégorie