GNA Vegetable growers cautioned to apply prescribed agro-chemicals GNA NPP outlines post-COVID transformation agenda GNA Politics is meeting the needs of the people-Prof Opoku-Agyemang GNA STMA inspects temporal market for traders at Takoradi Market Circle MAP Quarante-cinq ans après la Marche verte, des hypothèques sur le conflit artificiel autour du Sahara marocain tombent à la vitesse grand V (Quotidien congolais) AIP Côte d’Ivoire-AIP/Adama Coulibaly offre 10000 kits scolaires aux écoliers du N’zi AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Le siège du RHDP de Béoumi incendié AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Présidentielle 2020: Les forces de l’ordre en renfort à Niakara en vue de la sécurisation du scrutin INFOPRESS Países da CPLP analisam produção estatística no sector da Educação a nível da comunidade INFOPRESS Mundial do Egipto’2021: Xilô é a mascote da selecção de Cabo Verde no Mundial de andebol

Artistas Djam Neguin e Batchart lançam campanha de prevenção ao suicídio


  10 Septembre      19        Musique (244), Photos (4218),

   

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – Os artistas Djam Neguin e Batchart lançaram hoje uma campanha de prevenção ao suicídio, intitulado “Sê Kel K Bo É – Setembro Amarelo” na qual durante 21 dias pretendem realizar acções de sensibilização para prevenir o suicídio no País.
Em declarações à Inforpress, Djam Neguin explicou que “Sê Kel K Bo É” (Seja aquilo que és), antes de ser uma campanha, é uma música de colaboração entre os dois artistas, que fala da temática da auto aceitação, e devido a mensagem que querem passar com este ‘single’ resolveram associá-lo ao mês de prevenção do suicídio.
Os dois artistas escolheram o dia de hoje, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, para lançar esta campanha, que tem como objectivo despertar a consciência das pessoas, levando mensagem de “empoderamento e de conforto”, e gerar um debate sobre esta temática, ainda mais neste contexto em que o mundo vive da pandemia de covid-19.
“Como sabemos são várias as consequências da covid-19, entre elas o desemprego, o distanciamento, a crise, etc, e as pessoas estão realmente com a sua saúde mental comprometida e então nada como, agora, fazer com que essa música seja uma espécie de hino e de campanha para levar as pessoas um pouco de motivação, de esperança e de ânimo”, explicou.
De hoje até o dia 30, os artistas vão lançar várias actividades nas redes sociais e na comunicação social e ainda vão desenvolver acções de sensibilização nos bairros de Tira Chapéu, Achada Grande Trás e Safende, na Cidade da Praia.
“Como cuidar de si, como lidar com questões negativas, como reconhecer nos outros sinais que não estão bem, como a comunidade pode lidar com a questão da saúde mental”, são algumas dos temas que pretendem debater com os jovens destas comunidades.
Transmissão de videoclipe nas televisões e do ‘single’ “Sê Kel K Bo É” nas rádios, passagem de testemunhos de pessoas que passaram por esta experiência também fazem parte das acções a serem desenvolvidas.
O videoclipe do tema será lançado no dia 21 e o projecto encerra-se com a distribuição de fitas amarelas no Platô, na cidade da Praia, no dia 30.
A campanha “Sê Kel K Bo É” conta com a parceria da Cruz Vermelha de Cabo Verde, a Presidência da República, através da “Campanha menos álcool, mais vida”, do Instituto Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Família e Inclusão Social e da Clínica Equilíbrio.
A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides), Safende “Tudo Hora”, Associação Pelourinho, equipas de psicólogos e profissionais de saúde, também apoiam esta campanha.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio contabiliza cerca de 800 mil mortes, por ano em todo o mundo, sendo que mais de 75 por cento (%) ocorre em países de baixa renda.
A redução da mortalidade por suicídio é um imperativo global e faz parte do compromisso global com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável de reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio da prevenção e tratamento e da promoção da saúde mental e do bem-estar.
Em Cabo Verde, a taxa de suicídio conforme dados ronda os 12,3%.
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio visa sensibilizar e convocar os países-membros da Organização Mundial da Saúde para a definição de estratégias destinadas a prevenir o suicídio, que constitui um problema de saúde pública.

Dans la même catégorie