AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA AGP GUINÉE/SOUTIEN AUX MÉDIAS : LE MINISTRE FANA SOUMAH REÇOIT UNE DÉLÉGATION DU HAUT-COMMISSARIAT DES NATIONS UNIES AUX DROITS DE L’HOMME AGP GUINÉE : L’OMVG FAIT LE POINT SUR LES PROJETS D’INTERCONNEXION ET D’ÉLECTRIFICATION RURALE AU PREMIER MINISTRE AGP GUINEE/ IMMIGRATION : SEPT JEUNES D’UNE MÊME FAMILLE PORTÉS DISPARUS EN LIBYE ACI Congo/Société: Trois membres du gouvernement déposent leurs déclarations de conflits d’intérêts

Associação de Turismo de Santiago defende novos instrumentos de qualificação de turismo


  9 Février      21        Tourisme (367),

 

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação de Turismo de Santiago (ATS), Eugénio Inocêncio, defendeu hoje a adopção de novos instrumentos de qualificação do turismo, que permitam maior inclusão e abertura de novos mercados para Cabo Verde.

Eugénio Inocêncio, que fez estas considerações à Inforpress, perspectivando o processo da retoma turística em 2022, apontou que a recuperação das actividades do sector impõe que esses novos instrumentos sejam implementados, não só a nível regional, mas também em todo o território.

“A Associação de Turismo de Santiago tem estado a trabalhar alguns desses novos instrumentos, nomeadamente os projectos`-piloto, para permitirem que o turismo na ilha seja cada vez mais inclusivo”, disse.

Nesta linha, avançou que a organização elegeu como início o projecto da babosa, que envolve a comunidade local em Picos, no município de São Salvador do Mundo, cuja ideia é criar microprojectos familiares que têm a ver com o turismo de forma directa ou indirecta.

Ou seja, acrescentou, o objectivo é ter toda a comunidade envolvida funcionando em rede com uma empresa com organização moderna e que em conjunto com a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo tragam novas valências no sector.

“Esse é um instrumento importante, obviamente depois terá que ser ampliado para outros municípios e outros projectos similares, na óptica do turismo inclusivo, que faça aproximar o turismo das populações onde estão”, complementou o empresário.

Outro instrumento, de acordo com Eugénio Inocêncio, é a implementação da central de compras de Santa Cruz, em articulação com o Ministério do Turismo e a associação portuguesa SIMAB, que visa a modernização do comércio interno.

“Tudo isso aponta para a qualificação do turismo em Cabo Verde na perspectiva de abrir novos mercados para o sector a nível nacional”, sustentou o responsável.

No entanto, atestou, a retoma depende ainda da evolução da pandemia na Europa, “que é o principal mercado” da ilha de Santiago e do País.

“Neste momento, na ilha de Santiago há já alguns operadores que estão a tentar abrir novos mercados da europa, nomeadamente mais a leste, e há respostas positivas”, assinalou o presidente da ATS.

Por outro lado, destacou que a redução de casos de covid-19 no arquipélago é também atractiva para os turistas, considerando também que Cabo Verde tem a possibilidade de ser transformado numa plataforma internacional de saúde.

“Temos condições para isso do ponto de vista sanitário, mas é preciso sermos capazes de tirar partido de forma organizada e com estratégias”, sublinhou.

Dans la même catégorie