MAP Zambie: près de 10 millions de personnes affectées par la sécheresse (Vice-présidente) MAP Afrique du Sud : des ONG utilisées comme couverture pour financer le terrorisme (rapport) AGP GUINÉE/SPORT : LE PM ET LES PRÉSIDENTS DES 37 FÉDÉRATIONS DISCUTENT DES PROBLÈMES ET DES PRÉOCCUPATIONS POUR L’AMÉLIORATION DU SPORT DE MANIÈRE GÉNÉRALE AGP KINDIA-JUSTICE : LE MINISTRE YAYA KAIRABA KABA LANCE LES TRAVAUX DES ACTEURS LOCAUX SUR L’EXAMEN PÉRIODIQUE UNIVERSEL AGP GUINÉE : L’OMVG FAIT LE POINT SUR LES PROJETS D’INTERCONNEXION ET D’ÉLECTRIFICATION RURALE AU PREMIER MINISTRE MAP L’Angola envisage de porter à 72 % la part des énergies renouvelables d’ici 2050 (ministre) ANG Comércio/Governo fixa em 21.500 francos CFA um saco de arroz tipo “nhelém” 100% partido ANP FSSP : Les retraités de la SONITEL et Niger Télécom contribuent pour 200.000f au fonds ANG Ambiente/”Guiné-Bissau aposta na protecção dos mares”, afirma ministro do Ambiente, Biodiversidade e Acção Climática ANG Sociedade/Disputa de posse de Terra entre populares de “Djal” e “Ponta Zamora” resulta em uma vitima mortal e vários feridos

Atletismo: Samuel Freire e Edena Lima vencem a XII edição da Corrida da Liberdade


  13 Janvier      36        Sport (12689),

 

Cidade da Praia, 13 Jan (Inforpress) – Os atletas Samuel Freire e Edena Lima venceram hoje, na Praia, a meia maratona da XII edição da Corrida da Liberdade, organizada pela Câmara da Praia, e que teve como padrinho o antigo jogador do Benfica de Portugal Luizão.
Na prova masculina, Samuel Freire, atleta cabo-verdiano do Benfica de Portugal, superiorizou-se a Wilson Cabral e Artur Silva enquanto na feminina Edena Lima bateu Crisolita Rodrigues e Ana Furtado.
A atleta do Sporting de Portugal Sandra Teixeira, vencedora do ano passado, quedou-se no quarto lugar.
Em declarações à imprensa, Samuel Freire, vencedor dos 21 quilómetros masculinos, disse que ficou muito “satisfeito” por vencer a única prova que lhe faltava no currículo e em Cabo Verde.
Quanto à prova considerou que foi “fácil” por se encontrar em bom momento de forma e que a partir dos 12 quilómetros deu para fazer a gestão e vencer sem muita dificuldade.
No entanto disse que doravante vai continuar a preparar para o Corta Mato, com o objectivo de sagrar-se campeão de Portugal pelo Benfica.
Por seu turno, Edena Lima, depois de vencer o São Silvestre, admitiu que começou o ano 2020 em grande vencendo a Corrida da Liberdade que, segundo ela, no início a concorrência foi forte, mas que no final foi mais fácil.
Além da meia maratona, realizaram-se ainda provas dos veteranos, uma corrida de 10 quilómetros, vencida pela Santa catarinense Ary Cardoso, uma dedicada a jovens e estudantes e aos atletas paralímpicos.
A Corrida da Liberdade assinala o 13 de Janeiro, feriado nacional, data em que, pela primeira vez, em 1991, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 16 anos em regime de partido único.
Instituída em 2009, a prova já trouxe à capital cabo-verdiana figuras do mundo desportivo a nível mundial como o já falecido Eusébio, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o ex-futebolista Pedro Mantorras, o judoca Nuno Delgado, ou as atletas Fernanda Ribeiro e Rosa Mota.
A 12ª edição da Corrida de Liberdade, contemplou os vencedores com prémios de 150 mil escudos nas provas de competição, nomeadamente a meia maratona e os dez quilómetros, sendo 100 e 50 mil escudos para o segundo e terceiro lugar respectivamente.
O orçamento do evento, segundo o vereador da Juventude da Câmara Municipal da Praia, José Eduardo dos Santos foi de 12 mil contos e a corrida contou com participação de cerca de 10 mil pessoas.
OM/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie