ANGOP COVID-19: ANGOLA REGISTA 32 NOVOS CASOS E 17 RECUPERADOS GNA Protect Children from contracting COVID-19- DCE GNA Court remands businessman for defrauding by false pretenses GNA ‘Amewu’s magic’ will be replicated in Akatsi North next election – DCE GNA Applicant has not shown exceptional circumstance for review application of interogatories- EC GNA NDC to hold symposium Monday in honour of Rawlings GNA Mad Justina Owusu-Banahene, an in-born leader with self-confidence GNA Rawlings’ legacy would lead all to hunger and thirst for probity and accountability GNA Accra International Conference Centre ready for Rawlings’ funeral GNA Dislabelled, Pitch Hub to empower PWDs small business owners

Atletismo: XIII edição da Corrida da Liberdade vai ser realizada sob o signo da “inclusão” – CMP


  11 Janvier      13        Sport (4982),

   

Cidade da Praia, 11 Jan (Inforpress) – A XIII edição da Corrida da Liberdade, a acontecer no dia 13 de Janeiro, vai ser realizada este ano sob o signo da “inclusão”, disse hoje, na Cidade da Praia, o vereador da Juventude e Desporto da edilidade praiense, Fernando Pinto.
Em conferência de imprensa, para falar dos preparativos do evento, Fernando Pinto explicou que esta nova equipa camarária tem uma “visão muito vasta”, onde se destacam primeiramente as pessoas.
“Esta câmara tem uma visão muito vasta e nesta visão destacam-se as pessoas, as famílias e a juventude”, notou o vereador, apontando que essa inclusão significa fazer uma “Praia para todos”, com provas para homens e mulheres, assim como para o desporto adaptado.
Em relação aos preparativos, cuja partida vai ser no Platô, defronte da Praça Alexandre de Albuquerque, e a meta no Largo do Estádio da Várzea, informou que vai contar com o apoio técnico da federação cabo-verdiana da modalidade e com a contribuição do Instituto do Desporto e da Juventude e da Polícia Nacional (PN).
Em termos sanitários, dada a situação da pandemia do covid-19, o vereador comunicou que a FCA já foi autorizada e credenciada pelas autoridades sanitárias, garantindo, por isso, que todas as medidas de segurança vão ser salvaguardadas.
“A segurança de ordem pública vai ser assegurada pela PM durante todo o percurso da prova, com a disponibilidade de efectivos e de meios”, acrescentou.
A CMP perspectiva a participação de cerca de 200 atletas para as provas de 10 quilómetros (seniores), cinco quilómetros (juniores), 100 metros velocidade no Estádio Nacional e 110 metros para cadeirantes (desporto adaptado).
De acordo com a FCA, a corrida dos 100 metros no desporto adaptado destina-se a ambos os sexos, mediante inscrições no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, nas horas normais de expediente, com limite máximo de inscritos, por categoria, devido à pandemia de covid-19.
Para além da prova dos 100 metros, no desporto adaptado, masculina e feminina, haverá provas de estrada e outra de pista.
A organização vai premiar os cinco primeiros classificados, masculinos e femininos, da prova dos 10 quilómetros com prémios monetários nos valores de 50, 40, 30, 20 e 10 mil escudos respectivamente, perfazendo um total de 300.000 escudos.
Para a prova dos 5 quilómetros (juniores masculinos e femininos) está em jogo um total de 160.000 escudos, divididos em 30, 20, 15, 10 e 5 mil escudos, para os cinco primeiros lugares, quantia também estipulada para a prova dos 7 km (veteranos femininos e masculinos).
Já para a corrida de velocidade, 100 metros (masculinos e femininos) na pista no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, os três primeiros classificados, de cada género, vão ser agraciados com valores monetários na ordem dos 20, 15 e 10 mil escudos, respectivamente, perfazendo um total de 90.000.
A prova para cadeirantes, nos 100 metros (masculinos e femininos), coloca também 90.000 escudos em prémios, sendo 20, 15 e 10 mil escudos respectivamente, para os atletas que atingirem o pódio.
Os prémios monetários, considerados “aliciantes”, são extensivos às diversas posições, em diversas categorias, e vão ser ainda complementados com medalhas, troféus, de entre outras recompensas aos atletas mais destacados.
Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a Corrida da Liberdade foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão ano após ano, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo.

Dans la même catégorie