AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao MAP Les moyens de promouvoir la coopération agricole au centre d’entretiens entre M. Sadiki et son homologue de la Guinée-Bissau MAP CAN de futsal (Demi-finale) : Finale et ticket du Mondial pour l’Angola vainqueur de l’Egypte 7 à 3 MAP Togo: Nouveau vote des députés pour ou contre la nouvelle Constitution MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien)

Autárquicas 2020: Campanha eleitoral arranca a 08 de Outubro e candidaturas devem ser apresentadas até 15 de Setembro


  11 Août      47        Politique (25314),

 

Cidade da Praia – A campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 25 de Outubro começa no dia 08 de Outubro e as candidaturas devem ser apresentadas até 15 Setembro, conforme o calendário eleitoral divulgado hoje pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
De acordo com o documento apresentado hoje pelo vice-presidente da CNE, Amadeu Barbosa, os partidos, as coligações ou grupo de cidadãos têm entre 05 e 15 de Setembro para apresentarem as suas candidaturas junto dos tribunais de comarca dos respectivos círculos eleitorais.
Apresentadas as candidaturas, o sorteio das listas admitidas pelos magistrados judiciais para efeitos de atribuição da ordem nos boletins de voto acontece no dia 25 de Setembro.
Contudo, o vice-presidente da CNE esclareceu que os presidentes das câmaras municipais em exercício de funções e que vão concorrer à sua própria sucessão têm de suspender as funções imediatamente após a apresentação formal da respectiva candidatura.
De acordo com o calendário, que já está publicado no Boletim Oficial, a partir do dia 07 de Agosto fica proibida a propaganda política feita directa ou indirectamente através de qualquer meio de publicidade comercial paga ou gratuita, seja qual for o suporte de meio de comunicação utilizado para efeito.
A partir do dia 26 de Agosto, ou seja 60 dias antes das eleições, fica igualmente proibida as cerimónias públicas de lançamento de primeiras pedras e inaugurações e a aprovação ou concessão de subvenções, donativos, patrocínios e contribuições, a particulares como forma de garantir o princípio da neutralidade e a imparcialidade das entidades públicas.
O recenseamento fica suspenso a partir das 00:00 do dia 21 de Agosto até ao dia das eleições, ou seja até 25 de Outubro, e a partir do dia 25 de Setembro, ou seja, 30 dias antes das eleições, não é permitida a alteração do caderno de recenseamento.
De acordo com Amadeu Barbosa, a publicação dos mapas com os resultados globais de recenseamento deve acontecer até 03 de Outubro.
A campanha eleitoral que arranca no dia 08 de Outubro termina às 24:00 do dia 23 de Outubro.
Sobre as formas de realização das acções de campanha, tendo em conta a situação de covid-19 que está a ser vivida no país, o responsável adiantou que a CNE está a estabelecer os contactos necessários com a Direcção Nacional de Saúde e outros intervenientes para programarem e definirem quais as balizas a serem respeitadas durante a campanha eleitoral.
“Nós estamos, neste momento, em processo de diálogo com as autoridades competentes para em conjunto estabelecermos as formas de fazer a campanha nesse período”, disse, indicando que nos próximos dias as directrizes poderão estar prontas para serem dadas a conhecer aos partidos políticos e à toda a sociedade.
Amadeu Barbosa confirmou que em termos logísticos passos já foram dados e garantiu que a entidade que organiza as eleições em Cabo Verde já tem disponível a verba necessária para realização das actividades eleitorais.
De acordo com vice-primeiro-ministro, Olavo Correia são 300 mil contos inscritos no orçamento rectificativo para ano de 2020 e que estão disponíveis para garantir que o processo decorra na normalidade.
As últimas eleições autárquicas, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, aconteceram no dia 04 de Setembro de 2016.

Dans la même catégorie