MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante

Autárquicas 2020: Primeira-dama pede às pessoas para irem votar no dia 25 de Outubro


  21 Octobre      30        Société (45114),

 

Cidade da Praia, 21 Out (Inforpress) – A primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, apelou esta terça-feira ao voto nas eleições autárquicas de domingo, afirmando que a abstenção representa uma renúncia ao poder que as pessoas têm para decidir.

Em declarações exclusivas à Inforpress, Lígia Fonseca certificou que a melhor forma de exercer a cidadania é as pessoas irem votar no dia 25 de Outubro.

“Nós estamos a viver momentos a nível mundial muito difíceis, causados pela pandemia, causados por alguma descrença na organização política existente, então, a forma de nós cidadão assumirmos o nosso poder é no dia 25 de Outubro irmos votar”, referiu.

Lígia Fonseca ressaltou que a abstenção é uma renúncia e uma negação do poder que as pessoas têm de decidir e, por isso, afirmou que o apelo que gostaria de deixar e insistir é que toda a gente, todos os maiores de 18 e recenseados, não fiquem em casa.

“Que saiam com as devidas cautelas que temos de ter hoje para ir votar. Não há nada que impeça a nossa possibilidade de irmos votar. Porque se nós queremos melhorar o estado das coisas, se nós cidadão queremos que a nossa voz seja ouvida, o momento é este, de eleições”, apelou.

“Não vamos deixar que outros decidam por nós”, exclamou a primeira-dama, pedindo que cada um oiça os projectos, conheça os candidatos, os partidos ou o grupos e depois decidir no melhor projecto para si.

E mesmo que nenhuma das propostas apresentadas merece a sua grande confiança, “o facto de ir votar e votar em branco é uma forma de expressar o nosso descontentamento”, ressaltou.

Para Lígia Fonseca, quando não se vai votar, ninguém saberá se foi por preguiça, desleixo ou por descontentamento.

“Mas quando for votar e voto em branco, eu estou a manifestar o meu desacordo com tudo o que me é apresentado, e isto tem um valor muito importante na análise política que se faz do fenómeno destas eleições que vão ocorrer no próximo domingo. Só há vantagens em votar”, acrescentou.

A primeira-dama disse ainda discordar de quem escolhe o não votar como uma forma de protesto.

“É uma forma de protesto, na minha perspectiva, que não indica o que se quer. Isto mostra desinteresse pelo país, pelo seu concelho, pela sua comunidade. Quem está desinteressado não tem direito de reclamar nem de exigir nada, porque no momento em que tinha que decidir, optou por ficar em casa”, finalizou.

Os cabo-verdianos vão às urnas neste domingo, 25 de Outubro, escolher os órgãos autárquicos que irão governar os 22 municípios nos próximos quatro anos.

A nível nacional, participam nestas eleições um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Dans la même catégorie