AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Banco de Cabo Verde anuncia nova nota de 200 Escudos em substrato algodão


  6 Janvier      55        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – O Banco de Cabo Verde (BCV) informou hoje, em comunicado, que colocará em circulação, a partir do dia 08 de Janeiro, uma nova nota de 200 Escudos em substrato algodão.
No comunicado enviado à Inforpress lê-se que a nova nota de 200 Escudos surge da decisão do Banco de Cabo Verde de uniformizar a família de notas de 2014, em circulação, em substrato algodão.
“Assim, atendendo ao centenário da data de nascimento do médico e escritor cabo-verdiano Henrique Teixeira de Sousa (1919-2019) e à necessidade de reforço da denominação de 200 Escudos, procedeu-se à reformulação da nota de 200 Escudos em polímero”, explica.
Com substrato de algodão, a nova nota traz no verso uma perspectiva do vulcão da Ilha do Fogo, onde foi notável a acção do escritor homenageado em prol de estruturas mínimas de saúde pública.
Com uma aparência renovada, continua a mesma fonte, a nota incorpora progressos tecnológicos que proporcionam maior segurança e durabilidade, com redução de custos e impacto para o meio ambiente, e facilitam o reconhecimento da integridade e manuseio pelo público.
A nova nota de 200 Escudos tem 124 mm x 62 mm de dimensão e sentido de orientação horizontal. A cor dominante é o vermelho, tanto na frente como no verso da nota, bem como outras cores vivas em tonalidade verde, amarela e rosa.
Na frente da nota, destaca-se a figura de Henrique Teixeira de Sousa, impressa em talho doce, suportada por um medalhão constituído por reproduções de um trecho de “pano di terra” e do mapa da ilha do fogo. O fundo, impresso em offset, é composto por um microtexto litográfico, não visível a olho nu.
A marca de água conseguida a partir de um retrato de Henrique Teixeira de Sousa, com aproximadamente 25,3cm de altura, encontra-se localizada na parte esquerda da frente da nota, numa área de aproximadamente um terço da sua superfície.
Do lado esquerdo do retrato, imediatamente por baixo do mapa da ilha do Fogo, estão apostas as assinaturas do Governador e do Administrador do Banco de Cabo Verde. Sobre o mapa da ilha, um cacho de uva da região de Chã das Caldeiras, com a inscrição BCV em microtexto, impresso em talhe doce.
No verso da nota, uma perspectiva do Pico do Vulcão do Fogo, impressa em offset, como elemento principal do verso da nota, aplicada sobre o medalhão constituído por um trecho de “pano di terra”. Introduzido no verso da nota, o filete de segurança tem 2 mm de espessura, fluorescência tipo arco-íris, magnético, leitura automática e comporta o texto BCV 200.
O BCV informa ainda que a nova nota de 200 Escudos vai circular ao mesmo tempo que a nota actual em polímero, ou seja, ambas as notas de 200 Escudos têm poder liberatório e devem ser aceites como meio de pagamento.
A distribuição da nota ao público será, segundo a mesma fonte, efectuada por intermédio das instituições de crédito.
GSF/HF
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie