APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Basquetebol: São Vicente conquista torneio nacional em veteranos ao vencer a Praia (51-48)


  28 Octobre      16        Sport (12694),

 

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – A equipa de São Vicente venceu a terceira edição do campeonato nacional veteranos em basquetebol, após derrotar colectivo da Cidade da Praia, segundo classificado, por 51-48.

Na outra partida disputada domingo, 27, o   Bairro, terceiro classificado, venceu Santiago Norte, quarto, por 67/52.

Em declarações à Inforpress, o basquetebolista Rodrigo Mascarenhas, de São Vicente, afirmou que o sentimento era de satisfação.

“É sempre bom ganhar. Mas o torneio de veteranos é mais par ao convívio. Se calhar na próxima edição vamos ao Santiago Norte. Este torneio nos faz sentir bem ao matar a saudade daquele bichinho”, completou.

Por seu turno, o representante da organização, José Semedo, disse que o balanço é “positivo”, tendo em atenção a adesão do público, a qualidade da organização e do próprio basquetebol que foi praticado, ou seja “positivo para a organização, como para os atletas e para o público”, referiu.

Aliás, segundo o porta-voz, no final do último jogo o público levantou-se e bateu palmas porque “foi um excelente espectáculo de basquetebol”.

José Semedo disse ainda que o torneio irá se realizar novamente no próximo ano, desta vez já com a participação de cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos e em Portugal.

“Vamos trazer também os nossos basquetebolistas que estão lá fora para que com as suas equipas venham participar neste torneio”, frisou.

José Semedo afirmou que seja na sexta-feira, no sábado ou domingo, a organização conseguiu atingir o objectivo que foi fazer com que os mais novos vejam de perto as velhas glórias do basquetebol cabo-verdiano.

O torneio, que arrancou na sexta-feira, foi organizado pela Associação Veteranos da Praia em basquetebol para homenagear os antigos jogadores.

Entre os homenageados estão o actual primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro da Indústria e Energia, Alexandre Monteiro, e o vereador da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva.

O objectivo dessa iniciativa foi também dar a conhecer ao público jovem as velhas glórias do basquetebol cabo-verdiano, promover o intercâmbio desportivo, incentivar a prática da modalidade e criar um “maior envolvimento” entre o público e a modalidade.

Constou também da agenda deste evento/homenagem aos atletas de 1972 a 1975, concurso de conhecimento sobre factos do basquetebol nacional e internacional, concurso de lançamento de três pontos e um jantar convívio.

O basquetebol começou a ser praticado em Cabo Verde a partir de 1973/74, abrangendo um grupo restrito de praticantes e alcançou a sua popularidade alguns anos após a independência nacional, em 1975.

Em 1981, seis anos após a independência, formou-se a primeira selecção nacional de basquetebol que se estreou num torneio regional realizado em Nouakchott, Mauritânia.

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) foi fundada em 1986, e em 1988 filiou-se na federação internacional de modalidade.

Dans la même catégorie