ANG Estudo revela que desnutrição contribui para a morte de 45 % de crianças menores de cinco anos ANG “Património Cultural do país exige uma requalificação ambiciosa”, diz a Secretária de Estado do Turismo e Artesanato ANG Lisboa quer “o nível máximo” com Bissau GNA Maj Mahama- Police did not rely solely on the video-Witness GNA Special Educators admits to low knowledge on cerebral palsy GNA Administrators urged to end “we are working on it” syndrome AIB Eau, Energie et Economie : L’Allemagne soutient le Burkina Faso avec 26 milliard de FCFA AGP Arrestation de deux passagers pour détention de faux passeports AIB Burkina: Vers l’instauration  d’un système efficace de protection des personnes vulnérables ANGOP Un message du Président angolais remis à son homologue chinois

Biombo vence concurso nacional de rainha


  2 Mars      68       

   

Bissau,02 Mar 17(ANG) – A Rainha da Região de Biombo, Dercelina Nanque, foi a grande vencedora do desfile nacional da « Rainha do Carnaval 2017 » com 84 pontos e receberá como o prémio uma soma de 1 500 000 (Um milhão e quinhentos mil) francos CFA ,cerca de 2 300 euros .

O desfile nacional na categoria da Rainha, teve lugar na terça-feira , na Avenida Osvaldo Vieira em Bissau e contou com a participação de nove Rainhas, provenientes de algumas regiões e bairros de Bissau.

O concurso desta categoria encerra assim o desfile nacional do carnaval 2017 realizado durante dois dias, sob o lema « Cultura como fator de inserção social e económica ».

O evento contou com a presença do Primeiro-ministro, Úmaro Sissoco Embaló, da Primeira-dama , Maria Rosa Vaz, do Primeiro-ministro do Congo Brazzaville que se encontra de visita em Bissau.

Dercelina Nanque que se apresentou como a Rainha da região do Biombo, norte do país e que dista de algumas dezenas de quilómetros da capital Bissau, entrou no palco de pés descalços a semelhança de todas as concorrentes, vestiu a famosa ‘Saiá Budjugu’ e atou um laço vermelho na cabeça. Usou óleo de palma como creme que passou no corpo todo e usou ainda a cabaça pintada de cor da bandeira nacional como sutiã.

Na sua mensagem proferida em língua crioula, apelou a paz e o entendimento entre os políticos guineenses, pediu igualmente o engajamento das autoridades nacionais na promoção da cultura e no trabalho sério para fazer crescer a economia do país.

A menina Nanque, conseguiu uma atenção dos júris que estavam atentos na verificação de três aspetos considerados essenciais, nomeadamente a originalidade, a traje usada e a mensagem.

A segunda posição foi ocupada pela Rainha da Região de Quínara, que obteve 75 pontos e receberá como o prémio 1.000 000 (Um milhão) de francos CFA.

A rainha do grupo do bairro de Chão de Papel Varela (SAB), ficou na terceira posição com 66 pontos e levará o prémio de 500 000 (Quinhentos mil) francos CFA.

No final do desfile nacional, o titular da Cultura e dos Desportos, Tomás Gomes Barbosa, disse que o país precisa trabalhar para a consolidação do seu potencial cultural para que se possa desenvolver outros setores.

« Espero que no próximo carnaval, estaremos em condições de cultivar ou apresentar mais de 30 danças de diferentes etnias que temos na Guiné-Bissau, a fim de atrair os turistas para virem mais vezes ao país.

A Comissão Organizadora entrega no próximo sábado os prémios para os vencedores de diferentes categorias.

ANG/O Democrata

Dans la même catégorie