Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque

Boa Vista: Associação de jovens com projecto de distribuição de refeição quente durante seis meses


  24 Août      25        Société (45061),

 

Praia, 24 Ago (Inforpress) – A associação Grupo Jovens Solidários da Boa Vista tem em curso um projecto para distribuição de refeições quentes durante seis meses, para os que se encontram em situação “difícil”, devido à paralisação do turismo recorrente da pandemia.
Segundo o presidente da associação Lamine Rush, a ideia surgiu durante a pandemia, sendo que a ilha depende do sector turístico que está paralisado, pelo que, de momento, ainda “há centenas de famílias desempregadas e a passar por situações difíceis”.
Assim sendo, continuou este líder, o projecto que tem meta temporária até Fevereiro de 2021, vai levar refeições quentes cinco vezes por semana, sendo três no bairro Boa Esperança – duas vezes para idosos e uma vez para crianças, e ainda duas refeições no centro da cidade de Sal Rei.
Lamine explicou que apostam numa alimentação saudável com menu para a escolha das crianças, e os idosos assim como nos almoços têm opção de escolha nas refeições a serem acompanhadas de música ao vivo, e ainda psicóloga para falar sobre os problemas que atingem o mundo nomeadamente a covid-19.
“Trata-se de um projecto com algum custo, mas para cada mês procuramos um financiador, patrocinador ou um parceiro”, disse Lamine Rash que adiantou que tiveram a garantia do mês de Agosto graças ao patrocínio de uma empresa holandesa, que cobriu as despesas.
Por isso, para isso Lamine Rash garantiu que estão a correr atrás de mais financiamento para garantir a sustentabilidade do projecto até Fevereiro de 2021.
A nível nacional, o mesmo acrescentou que outras contribuições chegam das associações ambientalistas da ilha, Elisabete, a Casa Solita, Lanchonete Bom Gosto que cedeu o espaço para servir os lanches e jantares, e ainda Câmara Municipal da Boa Vista que cedeu o espaço do Centro de Dia para Idosos.
A mesma fonte informou que no primeiro dia deram 250 crianças pequeno-almoço, e no segundo dia 415. Isto, explicou que fez com que a meta antes estipulada em distribuir cerca de 300 pratos por dia, teve que ser adaptada à procura.
Entretanto a associação adiantou que vão reduzir esta campanha no início do ano lectivo, tendo em conta ao horário escolar dos mais novos, a saber somente aos finais de semana, mantendo, entretanto, o mesmo programa para os adultos.
Lamine Rash pede para que as pessoas acreditem no projecto dos 19 membros da AGJSBV e demais outros voluntários, que os congratula e parabeniza por aderirem a esta e outras causas, solidárias desde o início da pandemia.
“Quero que as pessoas acreditem no que queremos fazer, e que nos ajudem a encontrar outras pessoas a credenciar o desafio deste auxilio solidário, porque vivemos de ajudas”, sugeriu Lamine Rash observando que por agora estão a dar continuidade ao projecto mais na base do bater porta-a-porta.

Dans la même catégorie