MAP Tunisie: Nouvelle vague d’expulsions de migrants subsahariens MAP Le Sahara marocain, un levier pour le renforcement de l’espace afro-atlantique et du Sahel (Forum) AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts) MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire

Boa Vista: Cláudio Mendonça estabelece como meta colocar a ilha num patamar desejável


  24 Novembre      25        Economie (20989), Politique (25363),

 

Sal Rei, 24 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, estabeleceu como meta para a sua governação local, “agir hoje, sempre e de forma sistemática até conseguir colocar a ilha no patamar desejável”.
Cláudio Mendonça falava durante a cerimónia de investidura dos novos eleitos da Câmara e da Assembleia Municipais da Boa Vista, para o mandato 2020-2024, que teve lugar no auditório do Centro Nacional da Cultura (CAC) e que foi testemunhado pelo ministro do Turismo e Transporte, Carlos Santos.
“O meu compromisso, e da minha equipa, bem como todos os eleitos municipais é valorizar as escolhas de cada eleitor através de muito trabalho, engajamento, espírito de potência com o saber ser e estar para prestar um serviço de excelência, com base na competência, humanismo e gestão estratégica protegido pela ética, inclusão e profissionalismo”, declarou o autarca perante os eleitos municipais e convidados que presenciavam o acto.
O eleito presidente da câmara sublinhou o compromisso para o mandato, que ora inicia, “tudo fazer no âmbito das suas competências para valer”, o que definiu como “propósito maior, a garantia dos interesses do desenvolvimento da ilha e do bem comum”.
Para alcançar estes objectivos, Cláudio Mendonça entende que “é com uma nova missão, vontade política e com uma grande capacidade estratégica e de liderança que se poderá impulsionar o desenvolvimento da ilha”.
Cláudio Mendonça salientou ainda que “é preciso um quadro de consensos alargados, que congreguem vontades a bem da ilha, com a introdução de atitudes proactivas demonstrando que com convicção se poderá alcançar mudanças positivas e necessárias de modo a oferecer aos munícipes mais e melhores serviços”.
“A hora é de acção, agir hoje e sempre e continuar a agir de forma sistemática até conseguir colocar a nossa ilha no patamar desejável”, afirmou o presidente eleito, indicando que “para o efeito precisará investir e valorizar o capital humano, munir a ilha de infra-estruturas e quadro funcionais de qualidade e criar condições para dinamizar a economia local, tornando-a atractiva, geradora de rendimento e emprego digno duradoiro e sustentável”.
O autarca reiterou que agora passa a afirmar com “mais determinação que acredita na Boa Vista”, sob a promessa de “transformar este acreditar em acção e bons resultados”, para que, indicou, “com o engajamento de todos ser possível com todas as condições, fazer muito mais e melhor para o desenvolvimento da Boa Vista”.
Para tal, comprometeu-se em intervir em todos os sectores, desde o desporto, a cultura, o saneamento e a educação, com foco nos sectores primários, agropecuário e pesca, e, destacando a saúde, anunciou que “vai dialogar com o Governo para a construção de um hospital regional”.
No que diz respeito a infra-estruturas, afirmou que vai “concluir as obras e os projectos iniciados”, bem como, “fazer uma nova planificação de investimentos para a requalificação e urbanização da cidade de Sal Rei e dos povoados”.
O presidente da câmara municipal garantiu ainda “relançar e dinamizar a economia local, de forma a ter um crescimento económico robusto, intensificar o tecido empresarial, reduzindo as desigualdades sociais, apostando na inclusão e reforço da cooperação e geminação interna e externa”.
A cerimónia foi testemunhada pelo ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos que afiançou que “como bastas vezes o Governo tem afirmado, independentemente da cor política dos dirigentes de uns e outros, o poder central e local são parceiros fundamentais do desenvolvimento de Cabo Verde e não competidores pelo poder”.
“Nesta perspectiva, para o Governo a instalação dos órgãos municipais com a dignidade e importância que merece correspondem a um momento de transcendente importância para a afirmação do poder local e para o reforço na democracia no país”, afirmou o ministro desejando aos recém-investidos os votos de maiores sucessos nas funções que assumiram em prol do desenvolvimento da ilha da Boa Vista.
O governante saudou a agradeceu ainda aos boa-vistenses pela forma como participaram nas eleições de 25 de Outubro, o que, a seu ver, “só vem demonstrar e engrandecer a maturidade da democracia e a solidez do poder local”.
A Câmara Municipal da Boa Vista passou a ser constituída, pelo presidente Cláudio Mendonça e pelos vereadores Nádia Santos, Abel Ramos, Fabienne e João Mendes, todos do PAICV.
Em relação à Assembleia Municipal, o MpD obteve 1.962 votos (37,9%), correspondente a cinco eleitos, o PAICV com 1.838 votos (35,5%) também conseguiu cinco eleitos municipais e o PP obteve 1.069 votos (20,6%), conquistando três mandatos.

Dans la même catégorie