MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante

Boa Vista: Germano Almeida homenageado pela primeira vez na sua ilha natal


  1 Juillet      48        Arts & Cultures (3081),

 

Sal Rei, 01 Jul (Inforpress) – O escritor Germano Almeida foi esta quinta-feira, homenageado pela primeira vez na sua ilha natal, em cerimónia que aconteceu em Sal Rei, evento que se enquadra nas festas de município e padroeira da ilha da Boa Vista, Santa Isabel.
A noite de homenagem, que aconteceu no Centro de Artes e Cultura (CAC), acabou por ser uma surpresa a Germano Almeida. Isto porque para o escritor boa-vistense, o evento seria somente para o lançamento de dois livros seus “A confissão e a culpa”, e o “O último Mugido”, que juntamente com “o Fiel Defunto”, fazem parte da trilogia, Mindelo, todos já no mercado literário.
As professoras Helena Duarte e Jacira Monteiro fizeram o lançamento dos dois livros, em forma de diálogo, em que as duas docentes falam sobre as obras, e de seguida o público presente fez perguntas ao autor.
Houve ainda apresentação de um vídeo em que pessoas de vários quadrantes sociais falaram sobre as obras e o percurso de Germano Almeida.
De seguida, o autor de “A ilha Fantástica” recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, uma estatueta como forma de reconhecimento do seu trabalho em prol da literatura, da cultura da ilha das Dunas e de Cabo Verde.
Entre aplausos, visivelmente emocionado e ao mesmo tempo surpreso, em poucas palavras dirigidas ao público presente, no palco, Germano Almeida confessou estar muito comovido e que não contava com a homenagem.
“Falar vagamente que viria a ser homenageado não fiz ideia que seria uma coisa tão bonita”, disse, afirmando que enquanto via e vivia a homenagem lembrou dum verso dum poeta português João de Deus, que durante uma homenagem disse: “estas honras e este culto bem se podem prestar a homens de grande vulto….”.
“É o que senti em mim porque eu sou um humilde filho da Boa Vista que, mesmo sem estar aqui presente, amo a minha terra”, considerou, reiterando que “não contava com a homenagem em que manifestou gratidão ao presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, por este reconhecimento.
O edil, Cláudio Mendonça, por sua vez, considerou a homenagem “justa e afetuosa” ao reconhecer o contributo que o escritor deu a cultura cabo-verdiana e a sociedade.
“Esta homenagem é um imperativo de consciência e de gratidão que esta ilha reconhece pelo valoroso trabalho de promoção da fantástica ilha da Boa Vista dentro e fora do país”, afirmou, destacando esta iniciativa da edilidade que propôs este tributo ao mais renomado entre os escritores cabo-verdianos contemporâneos.
Cláudio Mendonça enalteceu o contributo que Germano Almeida deu e continua a dar no domínio e na valorização da cultura cabo-verdiana, facto que, relembrou, ter sido reconhecido a nível internacional, que constitui orgulho a nação, e de entre outros, nomeou, o prémio Camões, atribuído ao escritor, em 2018.
“Aquele que compartilha conhecimentos merece receber toda a nossa honra, todas as nossas felicitações, respeito e admiração, como é o caso de Germano Almeida”, pontuou, observando que a homenagem enriquece e engrandece a agenda das festas de município e Santa Isabel, padroeira da ilha da Boa Vista.

Dans la même catégorie