MAP L’ANRE participe au Dialogue de Haut-Niveau de la Commission économique des Nations unies pour l’Afrique pour accélérer la réforme du secteur de l’électricité en Afrique APS Sédhiou : tension dans l’approvisionnement du marché en œufs AGP Football: Le Gabon se qualifie pour la CAN U23 au Maroc AGP Gabon : Le Premier ministre annonce une caravane médicale pour l’intérieur du pays MAP Les Zimbabwéens de retour d’Afrique du Sud se battent pour joindre les deux bouts (ONGs) AGP Gabon : Ouverture jeudi des assises provinciales de lutte contre la vie chère à Makokou ANP Niger : le Ministre des Affaires étrangères et de la coopération reçoit les lettres d’accréditation des représentants Résidents de l’OIM et du FNUAP AIP Eliminatoires CAN 2023 : Les Eléphants confirment face aux Comoriens (2-0) AIP Le gouvernement apporte son soutien à une actrice de la marche des femmes de Grand-Bassam MAP Le Mozambique reçoit 1,7 million de doses de vaccin contre le choléra (autorités)

Boa-vistenses reivindicam em manifestação pacífica promessas feitas pelo Governo


  8 Février      21        Société (41615),

 

Sal Rei, 08 Fev (Inforpress) – Um grupo de pessoas, com o propósito de reivindicar as promessas do Governo para com a Boa Vista, manifestaram, este sábado, em Sal Rei, exortando ao poder central melhores condições de ligações marítimas, centro de saúde e bloco operatório.
Numa manifestação pacífica sem passeata, esse grupo de pessoas esteve por algum tempo a frente do Centro de Saúde da ilha da Boa Vista para reivindicar um conjunto de promessas que dizem que não foram cumpridas pelo Governo.
Deste grupo de reivindicações destacam a conclusão do bloco operatório, voos internacionais da Europa para a ilha da Boa Vista, resolução da construção da praça do largo de Santa Isabel, laboratório de testes de covi-19, melhores condições de ligações marítimas, acabamento do bloco operatório, e ‘lay-off’ para todas as empresas.
Em declarações à imprensa o membro da Associação SOS Bubista Gau Varela laçou o apelo para que “o Governo ajude a Boa Vista a sair do marasmo que se encontra de momento”.
“As nossas reivindicações são claras nos nossos cartazes. Não viemos aqui para guerra, mas para reivindicar o que o Governo tem prometido a Boa Vista e não tem vindo a acontecer nada. Tudo o que foi prometido pelo Governo não vimos nada a ser cumprido principalmente a nível da saúde”, afirmou Gau Varela.
Ainda no entender de Gau Varela, que foi uma das organizadoras da manifestação “a ilha está numa situação de caos e de abandono, no que diz respeito às ligações marítimas e aéreas, e de transportes de cargas”.
Enquanto que Cláudio Morlyn explicou que o que “o motivou a aderir ao grupo é a luta pelos direitos que a ilha tem em usufruir das mesmas condições que as outras ilhas”.
“Boa Vista ficou praticamente abandonada, houve muita promessa, mas não cumpriram nada. Estou aqui há vinte anos em Cabo Verde, sou empreendedor do turismo e sinto-me cabo-verdiano e sofro como os outros esta problemática”, referiu o manifestante, frisando que “o Governo tem que colocar as mãos no bolso e ajudar minimamente a ilha”.
Ligações de voos semanais, laboratório de covi-19, conclusão do bloco operatório são outras reivindicações que, para Cláudio Morly, “o Governo tem que admitir que não cumpriu para com a ilha”.
“O ministro vem dizer que teve ganhos significativamente na saúde, eu rio-me porque isto não é sério. Eles precisam admitir que não fizeram o que tinha que ser feito, e cumprir o que disseram”, disse Cláudio.

Dans la même catégorie