ANG Ensino/Governo e parceiros iniciam mapeamento escolar para identificar necessidades e planear medidas ANG Política/MADEM-G15 felicita Bassirou Diomaye Faye pela vitória das eleições presidenciais no Senegal ANG Tráfico de droga/Filho do ex-Presidente da República condenado há mais de seis anos de prisão nos EUA MAP Safari Rally du Kenya: Neuville (Hyundai) prend les commandes APS SENEGAL-CULTURE / Théâtre : un acteur culturel appelle à protéger le comédien APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme

Boa-vistenses reivindicam em manifestação pacífica promessas feitas pelo Governo


  8 Février      22        Société (44856),

 

Sal Rei, 08 Fev (Inforpress) – Um grupo de pessoas, com o propósito de reivindicar as promessas do Governo para com a Boa Vista, manifestaram, este sábado, em Sal Rei, exortando ao poder central melhores condições de ligações marítimas, centro de saúde e bloco operatório.
Numa manifestação pacífica sem passeata, esse grupo de pessoas esteve por algum tempo a frente do Centro de Saúde da ilha da Boa Vista para reivindicar um conjunto de promessas que dizem que não foram cumpridas pelo Governo.
Deste grupo de reivindicações destacam a conclusão do bloco operatório, voos internacionais da Europa para a ilha da Boa Vista, resolução da construção da praça do largo de Santa Isabel, laboratório de testes de covi-19, melhores condições de ligações marítimas, acabamento do bloco operatório, e ‘lay-off’ para todas as empresas.
Em declarações à imprensa o membro da Associação SOS Bubista Gau Varela laçou o apelo para que “o Governo ajude a Boa Vista a sair do marasmo que se encontra de momento”.
“As nossas reivindicações são claras nos nossos cartazes. Não viemos aqui para guerra, mas para reivindicar o que o Governo tem prometido a Boa Vista e não tem vindo a acontecer nada. Tudo o que foi prometido pelo Governo não vimos nada a ser cumprido principalmente a nível da saúde”, afirmou Gau Varela.
Ainda no entender de Gau Varela, que foi uma das organizadoras da manifestação “a ilha está numa situação de caos e de abandono, no que diz respeito às ligações marítimas e aéreas, e de transportes de cargas”.
Enquanto que Cláudio Morlyn explicou que o que “o motivou a aderir ao grupo é a luta pelos direitos que a ilha tem em usufruir das mesmas condições que as outras ilhas”.
“Boa Vista ficou praticamente abandonada, houve muita promessa, mas não cumpriram nada. Estou aqui há vinte anos em Cabo Verde, sou empreendedor do turismo e sinto-me cabo-verdiano e sofro como os outros esta problemática”, referiu o manifestante, frisando que “o Governo tem que colocar as mãos no bolso e ajudar minimamente a ilha”.
Ligações de voos semanais, laboratório de covi-19, conclusão do bloco operatório são outras reivindicações que, para Cláudio Morly, “o Governo tem que admitir que não cumpriu para com a ilha”.
“O ministro vem dizer que teve ganhos significativamente na saúde, eu rio-me porque isto não é sério. Eles precisam admitir que não fizeram o que tinha que ser feito, e cumprir o que disseram”, disse Cláudio.

Dans la même catégorie