ANG Saúde Pública/Ministro pretende criar uma comissão para gerir a Ordem dos Médicos até a realização de novo Congresso ANG Instituto Marítimo Portuário/Presidente do Conselho de Administração promete empenho para o desenvolvimento durável do sector APS SENEGAL-ECONOMIE-PERSPECTIVES / La présidente de l’ITIE milite pour la “souveraineté énergétique” AGP Guinée/Sports : Le ministre Bogola Haba rencontre ce mercredi les Fédérations sportives nationales pour une concertation AGP GUINÉE : LE PREMIER MINISTRE A REÇU UNE DÉLÉGATION DE L’ASSOCIATION PROFESSIONNELLE DES COURTIERS D’ASSURANCES MAP Sans l’appui financier des pays, les besoins du Soudan vont encore augmenter (OIM) MAP L’Angola compte drainer davantage d’investissements vers le secteur minier MAP Cameroun: Le gouvernement exige la vigilance dans les armureries pour éviter la vente d’armes aux criminels AIP Les chiffres du C2D représentent une performance unique en Côte d’Ivoire en matière de mise en œuvre de projets (Ministre Sanogo) AIP Le Niger reçoit une avance de 400 millions de dollars sur la vente de son pétrole brut

Boxe: Ivanusa Moreira falha em Dakar a última esperança de Cabo Verde para o Tóquio’2020


  25 Février      106        Sport (12674),

 

Cidade da Praia, 25 Fev. (Inforpress) – A atleta feminina cabo-verdiana, Ivanusa Moreira, perdeu nesta segunda-feira para Nakalema Emly Tinan, do Uganda, nos quartos de final dos 64-69 quilogramas, a última esperança da selecção de Cabo Verde de boxe de qualificar-se para o Tóquio’2020.
No combate desta segunda-feira Ivanusa “Nancy” Moreira subiu ao ringue como a única esperança da qualificação crioula, estava focada na vitória, mas, entretanto, perdeu para a Nakalema Emly Tinan, do Uganda, nos quartos de final dos 64 – 69 quilogramas.
Já na categoria masculina todos os outros atletas também perderam, particularmente o pugilista cabo-verdiano David Pina que baqueou, no domingo à noite, contra o zambiano Chinyemba Patric, no torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, em prova referente à categoria dos 52 quilogramas.
Consequentemente na sexta-feira, Wilson Semedo, outro atleta cabo-verdiano, também foi vencido pelo queniano Nicholas Okoth (57 quilogramas) e o olímpico Davilson Morais, também perdeu para Keddy Agnes, das ilhas Seychelles, no combate de +91 quilogramas.
De acordo com a organização, neste torneio que decorre até 28, há um total de 33 vagas nas Olimpíadas de Tóquio disponíveis em Dakar, sendo 22 para homens e 11 para mulheres, que garantia directamente a qualificação olímpica a qualquer pugilista que conseguisse chegar à final.
Além disso, em seis categorias de peso masculino (peso mosca a peso leve) e uma divisão feminina (peso mosca), há um terceiro lugar de qualificação disponível. Isso será decidido por um ‘box-off’ entre os dois semi-finalistas derrotados, ficando Cabo Verde fora da competição.
Ao que apurou a Inforpress, haverá mais uma chance dos atletas se qualificarem para o Tóquio 2020 no evento final de qualificação do mundo em Paris, em Maio.
O seleccionador Adilson Varela justificou a fraca prestação de Cabo Verde com a preparação condicionada, alegando que isto terá pesado no resultado de Cabo Verde que falhou no Torneio Olímpico de Dakar qualquer possibilidade de se qualificar, desde já, para Tóquio’2020.
Lamentou ainda que no Senegal os trabalhos de preparação não decorrem como o previsto, afiançado inclusive que teve dificuldade em encontrar técnicos estrangeiros com quem pudesse partilhar a responsabilidade em dia dos combates.
Ainda assim, Adilson Varela enalteceu a forma como, a seu ver, os pugilistas se bateram até ao fim, não obstante a maior preparação dos adversários.

Dans la même catégorie