MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Brava: Associação satisfeita com participação dos bravenses em campanha de rastreio e marcha


  18 Novembre      5        Société (45095),

 

Praia, 18 Nov (Inforpress)  – A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Cancro (ACLCC) mostrou-se satisfeita com o nível de participação de homens e mulheres na campanha de rastreio de cancro e na 2ª marcha Novembro Azul na ilha Brava.

 

A associação, em parceria com as estruturas sanitárias da região Fogo/Brava, iniciou sábado, 16, no âmbito da campanha Novembro Azul um conjunto de actividades de sensibilização e rastreio dos cancros de colo de útero, mama e próstata, e hoje realizaram os rastreios e uma marcha em Nova Sintra.

 

Cornélia Miranda Pereira, responsável da ACLCC, demonstrou-se “satisfeita” com o número de participantes, o que segundo a mesma “ultrapassou” as expectativas da associação na ilha, “principalmente” com a presença de homens nos rastreios.

 

A responsável adiantou que na ilha houve uma “boa adesão” dos homens, além das mulheres que normalmente participam nestas campanhas, e da projecção que tinha sido feita, considerou que conseguiram alcançar mais de 80 por cento (%) daquilo que era previsto ser feito na ilha.

 

Mesmo com a satisfação alcançada, a dirigente salientou que a ACLCC continua a pedir aos homens para se que dirigirem aos centros de saúde, porque do público que têm, prevalece sempre as mulheres, o que quer dizer que os homens precisam apostar mais na prevenção da saúde.

 

Isto, conforme a mesma, deve-se a ao trabalho de terreno feito pela Delegacia de Saúde e incentiva a equipa em continuar com a campanha de sensibilização.

 

Por seu turno, o médico Sidónio Monteiro também fez um balanço “extremamente positivo”, tendo em conta a adesão da população bravense nas campanhas de rastreio e na marcha, em comparação com outras ilhas.

 

Segundo o mesmo, tiveram a oportunidade de falar com as pessoas, transmitir-lhes informações sobre o cancro da próstata, seja na hipertrofia benigna de próstata ou no cancro, pedindo a colaboração junto das outras pessoas que não participaram no sentido de se unirem a luta contra o cancro da próstata.

 

Do lado da próstata, avançou que atingiram perto de 100 homens, nas três localidades onde fizeram rastreios.

 

O que pede aos homens é que apostem na prevenção e com o enfoque na necessidade de cada um a partir dos 45 anos preocuparem-se com a próstata.

 

O delegado de Saúde da ilha, Júlio Barros, disse esperar que tendo em conta as recomendações que os especialistas deixaram que a população esteja cada vez mais atenta e que procure os serviços de saúde para despistes.

 

E para o cancro do útero, a partir de 40 anos, e 45 para cancro de próstata, será elaborado um plano de seguimento em que os homens e mulheres nesta idade são seguidas trimestralmente, agindo na prevenção.

Dans la même catégorie