AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice) AIP Protection de l’environnement : l’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan AIP Les sages-femmes et institutrices unissent leurs efforts pour favoriser la scolarisation des jeunes filles AIP REVUE DE PRESSE : Des sujets liés à la politique nationale font la Une des journaux ce jeudi AIP Rupture collective œcuménique du jeûne: Nassénéba Touré prône la solidarité AIP Kandia Camara félicite l’Allemagne pour la dynamique de la coopération bilatérale AIB L’association CAMEG devient une société d’Etat pour consacrer la souveraine du Burkina dans le secteur du médicament AIB Veille citoyenne : Un Chargé de mission rend visite aux »wayiyans »

Brava: CNE capacita cidadãos bravenses em assuntos eleitorais


  10 Décembre      29        Société (44856),

 

Praia,10 Dez (Inforpress) – A Comissão Nacional das Eleições (CNE) iniciou na tarde desta terça-feira uma acção de capacitação de dois dias para os cidadãos eleitores bravenses, com foco em materializar a capacitação dos mesmos em assuntos eleitorais.
O objectivo fundamental desta formação, conforme Vlademiro Furtado, colaborador da Comissão Nacional das Eleições, é capacitar, sensibilizar e formar cidadãos eleitores para desempenharem de melhor forma possível os seus direitos e dever de voto.
Segundo o mesmo, a taxa de abstenção eleitoral tem vindo a aumentar de eleição a eleição, daí a CNE decidiu criar um programa de formação voltado para cidadãos eleitores, no sentido de sensibilizá-los e demonstrá-los a importância da participação cívica na eleição em Cabo Verde.
Com esta formação, Vlademiro Furtado adiantou que os participantes vão entender que a participação dos cidadãos é tão importante, quanto a participação de políticos ou dos candidatos.
Mas, acrescentou que para isso, é necessário que os cidadãos interiorizem que devem fazer a sua parte, a uma melhor forma de fazê-la é através da participação na eleição.
Durante os dois dias, os formandos vão passar conceitos fundamentais que têm a ver com assuntos eleitorais e cidadania, direito eleitoral, onde passam a saber quais os direitos eleitorais em Cabo Verde, o que significa voto e a importância do mesmo.
Terão também a oportunidade de conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos na área das fontes do direito eleitoral, nomeadamente documentos jurídicos, como o Código Eleitoral, Constituição da República, regime jurídico dos partidos políticos, deliberações da CNE, além de passar a conhecer o conceito da democracia e da cidadania, e qual a relação que podem estabelecer entre estes dois conceitos.
Vlademiro Furtado ressaltou que muitas vezes, os cidadãos vêem a parte da cidadania somente na parte dos direitos não pelo lado dos deveres.
Já com esta acção de capacitação, vão trabalhar no sentido dos cidadãos descobrirem e passarem a reconhecer a importância da cidadania e que passem a assimilar uma “noção forte” da cidadania do ponto de vista dos deveres cívicos.
Um facto que deixou o formador “muito satisfeito”, foi encontrar a sala lotada, tendo assim que fazer a divisão em duas turmas.
Para a mesma fonte, isto significa que ao contrário do que estão a escutar, os cidadãos, “principalmente” jovens e mulheres estão interessados na vida cívica.
O que falta e que é importante segundo o mesmo, é fazer um trabalho de casa e leva-los a incutir os valores e princípios fundamentais da vivência democrática.

Dans la même catégorie