AIP Onze élèves ivoiriens vont participer à une compétition mondiale de robotique aux Etats-Unis AIP Eurocham et ses partenaires lancent le projet « S’investir durablement ensemble » à Abidjan MAP Soudan: 391 décès dus au choléra et à la dengue ANP Le CNSP et les syndicats étudiants échangent sur la situation et les défis du secteur de l’éducation au Niger MAP Explosion de la consommation de l’héroïne en Afrique du Sud (étude) MAP Lancement d’un projet de lutte contre le blanchiment d’argent et le financement du terrorisme en Afrique de l’Ouest APS SENEGAL-RELIGION / Le chef de l’Etat invité à soutenir le Grand prix international Cheikh Ibrahima Niass pour le récital du Saint Coran APS SENEGAL-ECONOMIE-SOCIAL / Systèmes financiers décentralisés : Alioune Dione mise sur la mutualisation pour plus d’efficacité ANP Semaine du numérique au Niger : les Ministres de l’AES y prennent part MAP Investissements Chinois au Maroc : Bank Of Africa renouvelle son MoU avec le premier assureur chinois « Sinosure »

Brava: Crianças bravenses ganham o primeiro parque infantil


  14 Janvier      41        Société (45053),

 

Praia, 14 Jan (Inforpress) – O primeiro parque infantil da ilha Brava foi inaugurado com o nome de “Benjamin João Gomes”, na localidade de Mato Grande.
Este parque foi construído numa parceria entre a associação Cabo Verdeans United Estados Unidos da América – EUA e a Câmara Municipal da Brava.
No acto de inauguração, Genie Lomba, presidente do grupo, salientou que este é um grupo que apoia quase todas as ilhas do país e que já fizeram parques em quase todas as ilhas, com a excepção do Sal e da Boa Vista.
Segundo a mesma, nasceu e criou na Brava, mas já tem quarenta anos emigrada. E mesmo assim, ressaltou que com todo este tempo a Brava nunca saiu do seu pensamento e coração.
“Na minha infância não tive como brincar num parque. Por isso é um orgulho enorme ver as criancinhas a brincarem e nem estamos à espera de recompensa. Somente fazemos isso para a felicidade destas crianças”, proferiu a dirigente.
Vendo a euforia e a alegria das crianças em brincarem num “brinquedo que é uma novidade na ilha”, pediu-lhes que preservem e façam um bom uso.
Por seu turno, João Gonçalves, um outro membro do grupo disse que sempre foi o seu sonho ver um parque nesta localidade e quando o seu filho entrou para a associação, viu nisto uma oportunidade para realizar o sonho.
Entretanto, explicou aos presentes que tornar este sonho realidade não foi fácil, não por causa de dinheiro, mas sim por não terem um terreno, o que a levou a ajoelhar-se para pedir aos donos do terreno onde ficou situado o parque, pois caso contrário não seria possível.
Além disso, frisou que os materiais nem sempre são fáceis de se encontrar, como é o caso da areia, que na Brava só se encontra areia de terra, entre outras dificuldades.
Com todos os percalços enfrentados e superados, esta pede às crianças, aos pais e encarregados de educação que “preservem e valorizem” o espaço o máximo possível.
O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, considerou o parque e toda a actividade que foi feita em torno da inauguração como sendo “uma lição” para todos.
“Isso demonstra-nos que por mais longe que estivermos, Djabraba não sai dos nossos corações, as nossas gentes não saem dos nossos pensamentos e nem as nossas crianças”, observou o autarca.
Segundo o mesmo, no passado mês de Maio fez reuniões com os emigrantes nos Estados Unidos e este grupo apresentou-lhe a proposta de trazerem o parque à ilha, mesmo após ele ter demonstrado a sua intenção em apoiar os emigrantes que queriam ajudar Brava.
Lembrou que se comprometeu, em nome da câmara municipal em apoiar no processo de desalfandegamento e no transporte na ilha, o que tem vindo a cumprir, tendo já cumprido com a Marly´sMiracle Foundation e com a Cabo Verdeans United, o que para ele “não é mais” do que a sua “obrigação”.
Agradeceu a todos pelo esforço para que o parque fosse realidade, acrescentando que “é um exemplo que se deve acarinhar e agradecer para sempre”, na esperança de que outros continuam a apoiar a ilha em outras áreas.
Para finalizar, disse que se era para a câmara municipal comprar e fazer este parque não seria possível, porque custa mais de cinco mil contos além de pagarem as suas despesas, disponibilizarem tempo, dinheiro, esforço para montar tudo e colocar pronto para o uso dos bravenses.
“A nossa obrigação é cuidar e cada um de nós é responsável por isto independentemente se é ou não os nossos filhos que estão ali brincando, e a câmara municipal está a trabalhar para adquirir um arrelvamento para colocar no espaço”, concluiu o edil.
Nos pais, crianças e todos os presentes a expressão de satisfação e agradecimento era visível, pois, na ilha os mais pequenos até então não possuíam um espaço semelhante.
MC/ZS
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie