AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Brava: Monitor do “Mexi Mexê” defende reorganização do programa escolar e inclusão de actividades físicas desde pré-escolar


  3 Février      15        Société (44866),

 

Nova Sintra, 03 Fev (Inforpress) – O monitor do Programa Nacional de Actividade Física e Saúde “Mexi Mexê” e professor de Educação Física, Eurico Barros, defendeu terça-feira a necessidade de “rever ou refazer” o programa escolar, para incluir exercícios físicos desde o pré-escolar.
Eurico Barros falava à Inforpress sobre a necessidade de iniciar a prática de actividades físicas e desportivas desde cedo, uma vez que na ilha, sempre que há actividades físicas e desportivas abertas ao público, as crianças são as primeiras a participarem e sempre em maior número.
Entretanto, prosseguiu, na ilha não há muitas opções de actividades físicas ou desportivas para as crianças, com excepção daquelas que vão “correm atrás da bola” ou durante as aulas de Educação Física.
Sendo assim, Eurico Barros defende a necessidade de analisar o programa escolar para poder incluir as actividades físicas e desportivas logo no pré-escolar, como uma forma de criar nas crianças o gosto pelo desporto, além dos benefícios para a saúde.
Segundo este monitor, a actividade física é algo progressivo que deve ser dado continuidade e não pontualmente.
E, no caso da ilha, por falta de opções e não só, as crianças acabam por ter contacto com a disciplina de Educação Física no Ensino Básico, situação que o professor considera como sendo “bastante triste”.
Eurico Barros indicou que prática de exercícios traz as suas vantagens, apresentando um desenvolvimento progressivo no organismo, músculos, corpo, permitindo que a criança se torne “mais saudável, apresenta melhorias na alimentação, entre outras vantagens”.
O responsável apela a quem de direito a “fazer algo neste sentido”, mas que não seja “somente na boca, mas sim na prática”.
“Já está mais do que provado que as crianças, por natureza, possuem a necessidade de gastar a energia que acumulam e para isso é preciso fazermos algo para elas”, concluiu Eurico Barros.
Confrontado com esta situação e preocupação, o responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Brava, Mário Rodrigues, avançou que a nível de opções para as crianças, a autarquia é a principal parceira local na sensibilização e divulgação de actividades físicas e desportivas.
Para evitar que as crianças continuem nesta situação de sedentarismo e sem opções, este responsável anunciou que vão ser retomadas as negociações, juntamente com as federações de andebol, basquetebol, voleibol e teqball, onde cada modalidade vai organizar actividades e eventos frequentes, envolvendo todas as camadas sociais.

Dans la même catégorie