ANP Vainqueur de la présidentielle, Bazoum Mohamed rend hommage au peuple nigérien et décline ses priorités ANP Niger : Biographie de M. Mohamed Bazoum, le vainqueur de la présidentielle, selon les résultats provisoires ANP Niger : Réunion extraordinaire, ce mercredi 24 février 2021, du Conseil National de Sécurité APS DES CENTRES DE FORMATION AUX MÉTIERS DE LA MOBILITÉ EN GESTATION (OFFICIEL) APS KAOLACK : LE TAUX DE COUVERTURE MALADIE UNIVERSELLE SE HISSE À 36,66% (DG) APS KAOLACK : PLAIDOYER POUR ÉRIGER MÉDINA BAYE EN COMMUNE APS PRÈS D’UNE TONNE DE CHANVRE INDIEN SAISIE PAR LES DOUANES DE KAOLACK APS LES ÉLECTIONS À LA CAF, UN VIRAGE IMPORTANT POUR LE FOOTBALL CONTINENTAL (GIANNI INFANTINO) APS DES ARBITRES ÉGYPTIENS ET GUINÉENS POUR LES PROCHAINS MATCHS DES LIONS MAP L’ambassadeur Hilale saisit le SG de l’ONU et le CS sur les violations des droits de l’Homme dans les camps de Tindouf

Brava: Monitor do “Mexi Mexê” defende reorganização do programa escolar e inclusão de actividades físicas desde pré-escolar


  3 Février      11        Société (29177),

   

Nova Sintra, 03 Fev (Inforpress) – O monitor do Programa Nacional de Actividade Física e Saúde “Mexi Mexê” e professor de Educação Física, Eurico Barros, defendeu terça-feira a necessidade de “rever ou refazer” o programa escolar, para incluir exercícios físicos desde o pré-escolar.
Eurico Barros falava à Inforpress sobre a necessidade de iniciar a prática de actividades físicas e desportivas desde cedo, uma vez que na ilha, sempre que há actividades físicas e desportivas abertas ao público, as crianças são as primeiras a participarem e sempre em maior número.
Entretanto, prosseguiu, na ilha não há muitas opções de actividades físicas ou desportivas para as crianças, com excepção daquelas que vão “correm atrás da bola” ou durante as aulas de Educação Física.
Sendo assim, Eurico Barros defende a necessidade de analisar o programa escolar para poder incluir as actividades físicas e desportivas logo no pré-escolar, como uma forma de criar nas crianças o gosto pelo desporto, além dos benefícios para a saúde.
Segundo este monitor, a actividade física é algo progressivo que deve ser dado continuidade e não pontualmente.
E, no caso da ilha, por falta de opções e não só, as crianças acabam por ter contacto com a disciplina de Educação Física no Ensino Básico, situação que o professor considera como sendo “bastante triste”.
Eurico Barros indicou que prática de exercícios traz as suas vantagens, apresentando um desenvolvimento progressivo no organismo, músculos, corpo, permitindo que a criança se torne “mais saudável, apresenta melhorias na alimentação, entre outras vantagens”.
O responsável apela a quem de direito a “fazer algo neste sentido”, mas que não seja “somente na boca, mas sim na prática”.
“Já está mais do que provado que as crianças, por natureza, possuem a necessidade de gastar a energia que acumulam e para isso é preciso fazermos algo para elas”, concluiu Eurico Barros.
Confrontado com esta situação e preocupação, o responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Brava, Mário Rodrigues, avançou que a nível de opções para as crianças, a autarquia é a principal parceira local na sensibilização e divulgação de actividades físicas e desportivas.
Para evitar que as crianças continuem nesta situação de sedentarismo e sem opções, este responsável anunciou que vão ser retomadas as negociações, juntamente com as federações de andebol, basquetebol, voleibol e teqball, onde cada modalidade vai organizar actividades e eventos frequentes, envolvendo todas as camadas sociais.

Dans la même catégorie