AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Brava: Projecto da Cooperação Luxemburguesa financia formação a jovens bravenses na EHTCV


  20 Mai      143        Economie (20813),

 

Nova Sintra, 20 Mai (Inforpress) – O projecto da Política Integrada da Educação, Formação e Emprego, da Cooperação Luxemburguesa, financia a formação a um grupo de jovens bravenses, na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), com início em Junho.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente do conselho de administração da EHTCV, Sérgio Sequeira, que se deslocou à “Ilha das Flores” para entrevistar os 25 jovens que se inscreveram para os cursos de cozinha, pastelaria e panificação, e na área de restauração e bebidas.

Segundo o PCA, na ilha pretendia recrutar alunos para os cursos de cozinha e restauração e bebidas, mas durante as entrevistas acabaram por incluir alguns alunos na área da pastelaria e panificação.

Em termos de propinas ou financiamento para estas formações, que em princípio têm a duração de 8 e 10 meses, incluindo três de estágio, Sérgio Sequeira explicou que a escola possui uma parceria com a Política Integrada da Educação, Formação e Emprego, projecto que está incluído dentro da Cooperação Luxemburguesa e que tem como objectivo promover o emprego e a empregabilidade em Cabo Verde. “O projecto vai financiar esta formação a 100%, desde formação, estadia a alimentação”, disse.

Adiantou ainda, que o mesmo projecto está a financiar as formações de um grupo de jovens da ilha de São Nicolau nesta escola e o Fundo do Turismo financia os da ilha da Boa Vista.

O grupo de jovens, que iniciará as suas formações no mês de Junho e no mês de Agosto, se juntará a mais um grupo desta ilha que já se formou e já se encontra no mercado de trabalho.

De acordo com a mesma fonte, a capacitação destes jovens é “muito importante”, tendo em conta os objectivos da ilha em praticar um turismo rural, pois, defendeu que não se pode fazer o desenvolvimento do turismo sem apostar no capital humano.

Dans la même catégorie