MAP RDC: des milliers de personnes affectées par des inondations dans l’est du pays MAP Agriculture/Irrigation : La République du Congo veut tirer profit de l’expérience marocaine (ministre congolais) MAP Agriculture : Le Cap-Vert déterminé à concrétiser sa coopération avec le Maroc (ministre capverdien) MAP L’armée nigériane tue 192 terroristes présumés en une semaine AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA

Cabo Verde com estoque de medicamentos para doentes do VIH/Sida garantido até final de 2020 – responsável


  9 Juillet      43        Société (45059),

 

Cidade da Praia, 09 Jul (Inforpress) – A secretária executiva do Comité de Coordenação do Combate a Sida (CCS/Sida), Celina Ferreira, afirmou hoje, que Cabo Verde tem um estoque garantido de medicamentos para doentes do VIH/Sida até o final de 2020.
Em declarações à Inforpress, para falar da situação do país quanto ao estoque de medicamentos para doentes do VIH/Sida, visto que a nível mundial se tem deparado com falta devido a situação da pandemia da covid-19, Celina Ferreira avançou que o arquipélago “bem cedo” começou a fazer encomendas, pelo que não vai ter preocupação de género até início de 2021.
“Nós temos encomendas para chegar no mês de Agosto e temos nas Alfandegas lotes de medicamentos para serem retirados. O nosso estoque dá para garantir tratamento a todos os pacientes sem nenhuma ameaça de ruptura”, garantiu.
A secretaria executiva do CCS/Sida avançou que para 2021 a encomenda é feita através do novo pedido de financiamento, solicitação que é feita sempre no mês de Outubro.
Apesar disso, Celina Ferreira manifestou preocupação caso a pandemia do novo coronavírus continue a dificultar e a levar a que a produção de antirretroviral diminua a nível mundial, pondo em causa o tratamento das pessoas com HIV/Sida.
Neste momento, em Cabo Verde estão em tratamento 2.368 pessoas, das quais 89 são crianças de menos de 15 anos e 87 grávidas.
Estudo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), divulgado no mês de Junho, mostra que o impacto causado pela covid-19 na produção e logística pode ter um efeito significativo no fornecimento de terapia antirretroviral em todo o mundo.
A pesquisa do UNAIDS descobriu que os bloqueios e encerramento de fronteiras impostos para interromper a covid-19 estão afectando a produção de medicamentos e sua distribuição, levando a aumentos de custos e problemas de suprimento, incluindo falta de estoque.
Cabo Verde é pioneiro, a nível dos países da África, na introdução do tratamento denominado TLD, um medicamento mais eficaz do que os existentes, nos afectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O tratamento TLD, no país cobre uma média de 2.600 pessoas, sendo a maioria de sexo feminino, sendo o concelho da Praia com maior número de infectados em tratamento, ou seja, 80%.
PC/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie