APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Cabo Verde em fase de implementação do plano nacional de luta contra a resistência antimicrobiana – INSP


  24 Novembre      50        Santé (15362),

 

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – Cabo Verde está na fase de implementação do plano nacional de luta contra a resistência antimicrobiana, um problema de saúde pública que tem provocado milhares de mortes, anualmente, a nível mundial, revelou hoje a porta-voz do INSP.
A porta-voz do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Vera Rodrigues, falava à imprensa à margem da Mesa Redonda realizada no âmbito da Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana promovida por esta instituição sanitária.
Sob o lema “Juntos prevenindo a resistência antimicrobiana”, segundo explicou, o evento tem por objectivo debater a questão da resistência antimicrobiana, no sentido de melhorar a conscientização sobre esta problemática que tem ceifado milhares de vidas todos os anos, em todo o mundo.
No decorrer do evento que reúne profissionais de saúde vão ser partilhadas informações concernentes à forma como este fenómeno acontece a nível da saúde animal, qual a situação de Cabo Verde e quais as perspectivas.
“Em Cabo Verde, segundo um estudo publicado recentemente, retrospectivo de cinco anos, de 2013 a 2017 com amostras do Hospital Agostinho Neto e Baptista de Sousa, há um aumento alarmante de resistência antimicrobiana, o que causa muita preocupação”, disse a responsável.
Mas, lembrou que o País já tem um plano nacional de luta contra a resistência antimicrobiana, que está agora em fase de implementação, para, quando for efectivamente estabelecido começarem a tomar medidas para fazer face a esta problemática.
Porque, caso contrário, alertou, corre-se o risco de, aqui a alguns anos, os antimicrobianos tornarem-se em agentes ineficazes no tratamento de doenças infecciosas tanto na saúde animal como na saúde humana e ambiental, uma vez que é um problema transversal a todas as áreas da saúde.
Por sua vez, a oradora, Analina Olende, sublinhou que a consciencialização para esta problemática é de “muita importância”, uma vez que é um fenómeno que ataca tanto a saúde humana como animal, e que provoca aproximadamente mais de 700 mil mortes por ano.
“E se medidas não forem tomadas até o ano 2050 vai provocar 10 milhões de mortes por ano”, avisou, assegurando que em Cabo Verde no que diz respeito à saúde animal não é assim tão grave porque tem-se tomado todas as medidas.
Segundo afiançou, a entrada de medicamentos tem sido controlada, toda a importação carece de um pedido, e todo o medicamento que entra é inspeccionado a nível das quatro portas de entrada do País, ou seja, São Vicente, Boa Vista, Sal e Santiago.
A conscientização sobre resistência antimicrobiana constitui um dos objectivos primordiais a serem alcançados, daí a OMS ter definido a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana de 18 a 24 de Novembro.
Desde 2015 a OMS tem realizado campanhas globais visando a consciencialização internacional para esta problemática. Em 2017, a Organização publicou um plano de acção global, no qual são apresentados os principais objectivos a serem seguidos para o combate à resistência aos antimicrobianos.

Dans la même catégorie