AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération

Cabo Verde prevê eliminação de transmissão vertical VIH/Sida em 2024


  1 Décembre      83        Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – O plano estratégico do sector da saúde no domínio VIH/Sida prevê a eliminação de transmissão vertical em 2024 e prepara Cabo Verde para o cumprimento dos ODS visando a eliminação da sida na população em geral em 2030.
A informação é da secretária executiva da CCS/Sida, Celina Ferreira, em entrevista à Inforpress para falar da situação da transmissão mãe/filho do VIH em Cabo Verde no dia em que se assinala o Dia Mundial contra HIV/Sida.
“Neste momento, 99% das crianças expostas ao VIH, ou seja, nascidas de mães seropositivas são saudáveis. Isso é um grande ganho para o país. Nós estamos num processo de certificação da eliminação do VIH e da sífilis de mãe para filho, é um desígnio nacional, mas o esforço é obter a certificação em 2024”, disse.
Para além da certificação de transmissão vertical do VIH/Sida, Celina Ferreira avançou ainda a intenção do país em manter o plano de eliminar a Sida na população em geral, cumprindo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030.
“Estamos a trabalhar para isso e contamos com todos os parceiros nacionais e internacionais para o alcance desta meta que requer esforço e trabalho em várias dimensões”, frisou.
Para a secretária executiva da CCS/Sida esse trabalho só é possível com o apoio financeiro do Governo, do Fundo Global para VIH/Sida, Tuberculose e Paludismo PNUD, UNICEF, FNUAP, Cooperação Luxemburguesa, que contribui muito nos serviços de proximidade de populações mais afectadas, e parceiros privados.

Dans la même catégorie