MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais

Cabo Verde quer albergar Centro de Pesquisa Oceanográfico dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico


  14 Juin      79        Environnement/Eaux/Forêts (6387),

 

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – Cabo Verde foi escolhido para ser o porta-voz do tema economia azul, conectividade e ambiente na 3ª Conferência Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico, e ofereceu-se para albergar o Centro de Pesquisa Oceanográfico da região.
A informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, que regressou ao país recentemente depois de ter participado no encontro que teve lugar no dia 08 em Marrocos.
“A reunião foi bem-sucedida. Cabo Verde foi escolhido para ser o porta-voz do tema economia azul, conectividade e ambiente e nesta matéria nós podemos dar conta da importância que a ciência tem para a investigação e para o reforço desses países. Neste sentido, oferecemos para abrigar em Cabo Verde um centro de pesquisa junto da Universidade do Atlântico e do Centro Oceanográfico”, disse.
Rui Figueiredo Soares adiantou que Cabo Verde vai agora enviar a proposta para o Governo dos Marrocos para que todos os países considerem a possibilidade de dentro da organização Cabo Verde acolher esse centro de pesquisa em matéria oceanográfica.
“É o oceano que nos une, a Universidade Técnica do Atlântico tem valências nesta matéria. O nosso oceanógrafo do Mindelo é um centro com muita capacidade instalada e vamos disponibilizar para que todas as acções de investigação, tudo aquilo que seja matéria científica seja concentrado na Universidade Técnica do Atlântico e no Centro Oceanográfico”, argumentou.
A 3ª Conferência Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico tinha por objectivo consolidar a região numa zona de paz, estabilidade e prosperidade partilhadas, assim como possibilitar aos Países Africanos Atlânticos explorar as potencialidades, designadamente económicas, que esta condição lhes oferece, através da conectividade e exploração da cooperação sul-sul.
Foi também, segundo o ministro cabo-verdiano, para também concertar estratégias e respostas comuns aos enormes desafios que se lhes apresentam, nomeadamente em matéria de combate ao crime organizado, ao terrorismo, à pirataria no oceano, às migrações irregulares, à pesca ilegal, às mudanças climáticas, à preservação da biodiversidade, entre outros.
“Os participantes salientaram a importância do domínio marítimo e dos seus recursos para o desenvolvimento e prosperidade dos países africanos. Mais especificamente, os participantes destacaram a importância da pesca nas economias locais e nacionais, bem como para a segurança alimentar de nossas populações”, acrescentou.
Além disso, Rui Figueiredo Soares indicou que os participantes reconheceram que o Oceano Atlântico é rico em recursos naturais, como minerais, que podem proporcionar ao Atlântico africano uma vantagem competitiva no desenvolvimento de suas indústrias.

Dans la même catégorie